Doutor Jairo
Leia » Dúvida

Há risco de gravidez quando “mela” a calcinha?

As roupas são barreiras que impossibilitam os espermatozoides de chegarem ao canal vaginal - iStock
As roupas são barreiras que impossibilitam os espermatozoides de chegarem ao canal vaginal - iStock

Redação Publicado em 17/07/2021, às 15h00

Doutor, eu transei com meu namorado usando roupas e ele ejaculou. Se a minha calcinha foi molhada e ele estava de cueca, eu corro o risco de engravidar? Dá para engravidar com sexo oral? 

Primeiramente, não dá para engravidar usando roupa. Se o homem estiver de cueca e a mulher de calcinha, ele estiver sem cueca e ela com a calcinha, ou vise e versa, em todas essas situações não há risco de gravidez.  

As barreiras que são colocadas entre o pênis e o interior da vagina dificultam – e impossibilitam – que os espermatozoides cheguem em quantidades suficientes dentro do canal vaginal e, consequentemente, resultem em uma gestação.

Quando existe risco?

Para encontrar o óvulo, o espermatozoide precisa estar envolto em um conjunto de líquidos chamado sêmen – ou esperma – e esse fluido deve ser depositado dentro do canal vaginal. 

Sendo assim, só há duas maneiras de engravidar: ejaculação dentro da vagina sem nenhum tipo de proteção – homem estando sem cueca, a mulher sem calcinha e ambos não usarem nenhum método contraceptivo, por exemplo – ou se a mulher ou o homem introduzirem os dedos sujos de sêmen dentro do canal vaginal.  

Confira:

E no sexo oral, tem risco de engravidar?  

Não tem risco de gravidez com sexo oral. Mesmo que o homem ejacule na boca da mulher, o casal se beije e, logo depois, ele volte a praticar o sexo oral, é uma via muito pouco provável para a ocorrência de uma gravidez. Entretanto, mesmo assim, é fundamental garantir a proteção para evitar a transmissão de infecções sexualmente transmissíveis (IST)

Embora quem receba o sexo oral corra menos riscos do que quem pratica, o perigo ainda existe. Boca, pênis, vagina e região do ânus têm micro-organismos (vírus, bactérias) que podem transmitir doenças, como herpes, HPV (papilomavírus humano), gonorreia, sífilis e HIV. 

Por isso, todo cuidado é necessário. A pessoa que está praticando o sexo oral – colocando a boca em contato com o pênis ou com a vagina –, está mais exposta às secreções e, consequentemente, corre mais riscos. Porém, quem está recebendo também precisa se proteger. 

Veja também: