Redação Publicado em 29/01/2022, às 16h00
Algumas pessoas podem ser obcecadas por limpeza. E não importa a situação, incluindo até o pós-sexo. Calma, não precisa sair correndo para o banheiro e deixar a pessoa que está contigo ressabiada. Porém, algumas ações são bem-vindas, como urinar, beber água e, sim, lavar a região. Confira algumas dicas abaixo para se manter saudável e ter uma vida sexual prazerosa.
Limpar-se suavemente após o sexo pode proteger de infecções, como as do trato urinário. Lave a área ao redor (não dentro) dos genitais com água morna. Você pode experimentar sabonetes suaves, mas se tiver pele sensível ou já tiver uma infecção, eles podem ressecar ou irritar a área. Homens com prepúcio devem puxá-lo suavemente para trás e lavar por baixo.
Algumas mulheres acham que precisam limpar dentro da vagina após o sexo com água. Mas duchas podem levar a mais infecções, pois perturbam o equilíbrio natural das bactérias que protegem o órgão. A melhor maneira de cuidar da região após o sexo é deixá-la em paz – ela se limpa naturalmente. Além disso, lembre-se de que um cheiro suave é normal e pode não ser um sinal de problema.
Juntamente com as duchas, as farmácias oferecem muitos lenços, cremes e sprays que prometem ajudar a “refrescar” as áreas pessoais. Alguns deles são feitos com sabonetes fortes, detergentes, xampus, perfumes ou loções, então, tome cuidado na hora da escolha. Basta fazer um enxágue suave com água morna após o sexo. E evite tampões, almofadas e sprays perfumados, especialmente se você tende a contrair infecções.
Durante o sexo, as bactérias podem entrar na uretra, o tubo que transporta a urina para fora do corpo. Isso pode aumentar suas chances de uma infecção. Quando você faz xixi, elimina esses germes. Se você for mulher, ao se limpar, faça-o de frente para trás para impedir a propagação de bactérias.
Como é uma boa ideia fazer xixi depois da transa, não se esqueça de beber água. Quando você se hidrata, urina mais, o que significa que mais bactérias serão lavadas do seu corpo antes que as infecções possam surgir.
Lugares quentes e suados são os locais perfeitos para bactérias e leveduras prosperarem. Portanto, use roupas que deixam entrar ar. Mulheres devem evitar meias-calças, cintas e calcinhas muito apertadas. As peças de algodão funcionam bem para homens e mulheres - são respiráveis e absorvem a umidade. Ou simplesmente não use nada quando for para a cama.
É a melhor maneira de se livrar de bactérias que você pode pegar ao tocar seus órgãos genitais ou de seu parceiro. Essa é a chave para impedir que as infecções se espalhem. Lave com água e sabonete e faça isso ser parte da rotina de limpeza pós-sexo.
Depois que você termina de usá-los, bactérias, vírus e fungos podem surgir. Isso significa que seus brinquedos podem espalhar doenças sexualmente transmissíveis e outras infecções. Limpe cada um após o uso - verifique a embalagem para obter instruções de limpeza. É melhor não compartilhar com outras pessoas, mas, se você planeja compartilhar, tente cobrir o brinquedo com um novo preservativo cada vez que o usar.
Parceiros podem transmitir infecções durante o sexo. Então, se você notar os sintomas - coceira, ardor ou uma secreção espessa e branca da vagina ou do pênis - trate-os antes da próxima vez que você for fazer sexo. Converse com seu médico se achar que tem algum problema.
Se você é sexualmente ativo, especialmente se esteve com um novo parceiro, é uma boa ideia fazer o teste de ISTs. Na maioria das vezes, essas infecções não apresentam sintomas, portanto, o teste é a única maneira de saber. Você também pode observar sintomas, como corrimento, dor, bolhas, feridas, manchas ou caroços ao redor dos genitais.
O sexo geralmente é seguro durante a gravidez, mas é mais provável que você tenha infecções como as do trato urinário durante esse período. Portanto, é ainda mais importante cuidar do básico após o sexo – fazer xixi, lavar a vagina e beber água. Incentive seu parceiro a fazer o mesmo.
Fonte: WebMD
Veja também