Redação Publicado em 21/08/2021, às 12h00
Dias atrás, publicamos um texto falando sobre o que os homens gostariam que as mulheres soubessem sobre eles. Hoje é a vez da versão feminina. E o que as mulheres querem? Para quem já refletiu sobre essa questão, feita por Sigmund Freud, ou se divertiu com aquele filme de 2000, estrelado por Mel Gibson, Do Que As Mulheres Gostam, aqui estão 19 segredos de relacionamento sob o olhar feminino.
Eles se baseiam no estudo de casais saudáveis e felizes e na mudança de papéis de gênero. Pode ser que você ache um ou outro ultrapassado, cringe ou antifeminista, mas vale a pena conferir o que os pesquisadores descobriram.
As mulheres apreciam um cara com um lado sensível, especialmente quando estão chateadas. Coloque o braço em volta dela e entregue-lhe um lenço de papel. Acolher é uma maneira poderosa de se conectar.
Quando se trata de romance, muitas mulheres gostam que os homens assumam o papel masculino tradicional. Isso é especialmente verdadeiro no estágio da conquista, de acordo com a psicóloga Diana Kirschner, que escreveu vários livros sobre o tema. Elas são perfeitamente capazes de puxar a própria cadeira ou abrir uma porta, mas se você as vir hesitar, elas podem estar apenas esperando que você seja um cavalheiro.
Os estilos vêm e vão, mas a atenção dos homens à aparência e roupas deve ser duradoura. É importante para as mulheres, desde o primeiro flerte até a lua de mel e depois. “Você precisa descobrir se existe um determinado visual de que ela gosta”, diz Diana. “Se ela gosta de um cara de jeans apertados, use jeans apertados.”
OK, esta dica não vem das mulheres, mas de testes de inteligência feitos por psicólogos sobre as preferências subconscientes delas. Um estudo intrigante descobriu que a cor vermelha fazia os homens parecerem mais poderosos, atraentes e sexualmente desejáveis para as mulheres. Porém, há uma advertência. O vermelho não faz os caras parecerem mais legais ou gentis. Essa parte é com você.
Nada captura o coração de uma mulher como um bom homem que quer ser um homem melhor, de acordo com a guru do amor Diana Kirschner. “As mulheres amam o crescimento pessoal, elas amam um homem que é atencioso e sensível”. Elas gostam quando os homens reconhecem uma falha – um temperamento explosivo, por exemplo, ou um humor normalmente taciturno depois do trabalho – e adoram quando eles se esforçam para corrigir isso.
Quando algo as incomoda, elas querem seus ouvidos, não seus conselhos. “Os homens sentem a necessidade de consertar as coisas porque são orientados para a solução”, diz Diana. “Mas, para uma mulher, se você a ouvir, de verdade, será algo maravilhoso e que aprofundará o relacionamento”, completa.
Ouvir é importante, mas elas também querem saber se estão sendo ouvidas. Acenar com a cabeça não vai resolver. Quando ela faz uma pausa, está lhe dando uma dica para responder de maneira compassiva e carinhosa, diz Diana. Se elas disserem que estão chateadas porque o chefe lhes causou problemas, eles querem ouvir você dizer: “Lamento que o trabalho tenha sido tão chato para você hoje". E lembre-se: resista ao impulso de oferecer soluções.
Isto é algo bem cultural nos Estados Unidos, que costumamos muito ver em filmes: a regra dos três encontros antes do sexo. Segundo a psicóloga, isso é uma lenda urbana. As mulheres não estabelecem um prazo para quando convidarão um parceiro em potencial para a cama. Algumas, inclusive, desejam ter muitos encontros antes do sexo.
Os rapazes geralmente querem seguir o caminho mais rápido para o sexo. Mas muitas mulheres preferem a “rota pitoresca” e mais lenta. “As mulheres querem sexo, mas o fazem de uma maneira diferente”, diz Diana Kirschner, que ajudou centenas de casais a ter um relacionamento mais gratificante. “Elas querem se sentir conectadas e compreendidas, querem ser cortejadas.” Isso significa tempo, conversa e toque – em outras palavras, preliminares.
Isso é algo em que vocês dois precisam se concentrar, mas Diana diz que as mulheres apreciam e se sentem mais protegidas quando o homem deixa claro que é uma preocupação para ele – e então mostra a ela que ele pratica o que prega.
As mulheres gostam de conversar sobre o que está acontecendo na cama e querem agradar os homens – e uma abordagem diplomática geralmente é a melhor. Pergunte do que elas gostam. Certifique-se de pedir o que deseja de uma forma positiva e válida. Diana aconselha dizer algo como: “Eu realmente adoraria se você [preencha os espaços em branco]”.
Quando você tem uma noite ruim e, bem, não consegue “se apresentar”, elas também se sentem mal. E podem se preocupar com a possibilidade de que não estão te deixando mais excitado e vão querer a garantia de que isso não é verdade. Também vão querer falar sobre o que está acontecendo e o que você está fazendo a respeito, especialmente se for um problema recorrente. “É uma coisa delicada para vocês dois”, diz Diana, “mas falar sobre isso é positivo”.
Lembra-se da frase “a imitação é a forma mais elevada de lisonja”? Uma mulher muitas vezes expressa o que sente por você refletindo o seu humor e os seus movimentos. Elas podem pedir uma refeição que combine com a sua, usar a sua cor favorita, sorrir ou cruzar os braços quando você fizer isso. Imitar é a maneira delas de colocá-lo à vontade e mostrar que estão encantadas.
Sua parceira se enrola em sua camiseta ou enfia-se furtivamente em sua camisa de trabalho? Alguns pesquisadores descobriram que o cheiro da transpiração do homem tem um efeito relaxante nas mulheres.
Mulheres gostam que lhes digam que estão bonitas e gostam de um homem que note isso sem que lhe perguntem. Quando estão usando um vestido novo e sexy, por exemplo, vão te dar pontos importantes por dizer como elas ficam lindas, especialmente se você mencionar o vestido antes delas. Se elas estão parecendo particularmente atraentes, se têm um novo corte de cabelo, se estão parecendo mais em forma – fale sobre isso.
Quando uma mulher quer falar sobre o relacionamento, não significa que você fez algo errado (bem, não necessariamente). Diana Kirschner diz que muitas mulheres gostam de falar sobre o que está dando certo, o que está errado ou simplesmente o que está acontecendo. Isto é uma coisa boa. Uma conversa honesta e abrangente pode aproximar vocês dois.
Você pode se sentir mais confortável sentado lado a lado, mas muitas mulheres preferem ter um tempo “cara a cara” – e não estamos falando de bate-papo por vídeo. Diana diz que as mulheres preferem que os homens façam contato visual com elas enquanto conversam. E olhar nos olhos dela durante o sexo vai aprofundar o relacionamento fora do quarto.
Como você sabe se elas estão prontas para se comprometer? Elas vão dizer isso. Isso é algo sobre o qual as mulheres costumam ser bastante francas. Mas não querem ter “a conversa” com muita frequência. Se elas estiverem prontas e tiverem lhe dado tempo, da próxima vez que o assunto for abordado, esteja preparado para avançar ou terminar.
Romance é algo que elas sempre vão querer, quer vocês estejam juntos há dois meses ou 20 anos. Flores, um jantar íntimo, alguns versos de poesia de amor – não se preocupe, não precisam ser seus – podem soar clichês, mas Diana Kirschner insiste que a maioria das mulheres aprecia esses gestos românticos simples e muitas vezes mostra a apreciação depois que as luzes se apagam.