Imagens cerebrais podem dizer como uma pessoa vai se sentir

Equipe descobriu um padrão de atividade cerebral que indica se uma pessoa vai ficar abalada ao ver imagens chocantes

Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h30 - Atualizado às 23h56

-

Uma equipe de neurocientistas conseguiu descobrir uma maneira de prever emoções humanas com base na atividade cerebral. Isso significa a possibilidade de avaliar como uma pessoa está se sentindo apenas com exames de imagem.

O estudo é considerado relevante devido à sua precisão, de mais de 90%, e também pelo grande número de participantes que refletem a população adulta em geral, e não apenas estudantes universitários.

A equipe, liderada por Luke Chang, professor de ciências psicológicas e do cérebro de Darmouth College, nos Estados Unidos, buscou uma espécie de assinatura capaz de prever a intensidade de respostas emocionais negativas.

Chang e seus colegas avaliaram 182 pessoas enquanto eram expostas a fotos neutras, e também a imagens de lesões corporais, atos de agressão, incitação ao ódio, acidentes de carro e fezes humanas. Trinta outros participantes ainda foram submetidos a sensações dolorosas provocadas por calor durante os testes.

Com ajuda de um software estatístico e dos exames de imagem, os pesquisadores conseguiram identificar um padrão de ativação dos neurônios que é capaz de predizer se uma pessoa vai se sentir mal depois de ver imagens desagradáveis.

Os pesquisadores afirmam que, com o modelo proposto, é possível determinar com precisão como uma pessoa está se sentindo sem saber nada sobre ela. Essa assinatura também pode ser útil, segundo a equipe, para avaliar se um indivíduo está reagindo de modo incomum – muito ou pouco – o que pode ser importante para avaliar sua saúde mental.

As descobertas, publicadas na revista PLoS Biology, podem, no futuro, ajudar no diagnóstico e tratamento de uma variedade enorme de problemas de saúde física e mental.

comportamento emoções cérebro neurociência início