Giulia Poltronieri Publicado em 29/04/2021, às 09h45
Embora Viih Tube tenha sido eliminada do BBB21 na última terça-feira (27), a participante marcou presença por inúmeros motivos e, entre eles, estava a dificuldade de ir ao banheiro. Sincera, Viih falou diversas vezes que não conseguia fazer cocô e tomava até laxantes, mas não via resultado.
Segundo Débora Poli, mestre em Gastroenterologia Clínica pela Universidade de São Paulo, a dificuldade para ir ao banheiro, ou constipação, acontece por diversas causas, mas a mais frequente é relacionada à má alimentação, como falta de fibras e líquidos na dieta. “Pode ter relação também com pouca atividade física, sendo esse caso mais comum em idosos com menos mobilidade. Além disso, medicamentos também podem estar relacionados à constipação, assim como alterações de saúde, como problemas na tireoide”, explica ela.
Dentro do BBB, Viih constantemente reclamava de dor de barriga e dizia que estava há dias sem ir ao banheiro. Débora Poli comenta que além da dor abdominal e dos gases, a constipação também pode estar relacionada com doença diverticular e hemorroidal, e fissura anal.
“Constipação muito grave, em especial em idosos acamados, pode levar a impactação de fezes no reto ou [colo] sigmoide, o que é chamado de fecaloma, e pode gerar uma real obstrução intestinal, necessitando até cirurgia”, comenta Débora.
Débora explica que embora não exista um número ideal de evacuações diárias, pois cada pessoa tem o seu ritmo intestinal, há alguns sinais para se prestar atenção.
“É importante que a evacuação seja sem dor, sem desconforto, sem esforço, com fezes formadas e sem problemas para sua saída. Se considera anormal ficar mais de 3 a 4 dias sem evacuar”.
Para evitar a constipação, o ideal é manter uma dieta saudável, rica em fibras, ingerir bastante líquidos diariamente e fazer atividades físicas regulares.
Contudo, a gastroenterologista ressalta que se a pessoa chegar a um ponto parecido com o de Viih Tube, em que mesmo com muitos laxantes não consegue evacuar, pode ser necessário fazer lavagens intestinais no hospital. “Mas é importante destacar que isso deve ser feito em hospital. Tem gente que usa ducha higiênica ou chuveirinho em casa, o que é totalmente desaconselhado”, comenta Débora.
Veja também: