Nem sempre eles são tão óbvios quanto a maioria das pessoas imagina
Redação Publicado em 26/10/2022, às 12h00
Se você é sexualmente ativa, corre o risco de contrair ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). Parceiros que têm uma IST podem não apresentar sintomas e podem transmitir a infecção para você. Mesmo praticar sexo seguro não é garantia, pois os preservativos não são infalíveis.
Nem todos os casos de ISTs são sintomáticos. Mesmo quando as pessoas desenvolvem sintomas, pode ser fácil confundi-los com outra condição, como uma infecção por fungos ou infecção do trato urinário (ITU). Então, se você é sexualmente ativa e algo parece estranho, não se deve descartar uma IST.
Segundo dados divulgados em 2021 pela OMS (Organização Mundial da Saúde), há mais de 1 milhão de novos casos de quatro principais infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) todos os dias. Isso equivale a mais de 376 milhões de novos casos anuais de clamídia, gonorreia, tricomoníase e sífilis. Em média, uma em cada 25 pessoas no mundo tem, pelo menos, uma dessas ISTs. Então, com quais sintomas você deve se preocupar? A seguir, os sete mais comuns em mulheres.
Os sintomas de diferentes doenças tendem a se sobrepor, e experimentar qualquer um deles pode ser um sinal de alerta. Eles geralmente não são diagnósticos definitivos de um tipo específico de IST. E lembre-se de que ter um desses sintomas não significa automaticamente que você tem uma infeção – pode ser outra coisa, como uma condição da pele, alterações hormonais ou uma reação à medicação.
Se você sente muita ardência quando faz xixi, uma IST pode ser a culpada. Este é provavelmente o sintoma mais comum desse tipo de infecção – bactérias podem se agarrar às mucosas da uretra (o tubo de onde o xixi sai), causando inflamação. Como resultado, você pode sentir muita queimação ao urinar e ir muito ao banheiro. Doenças como clamídia, gonorreia e tricomoníase podem ser a causa do sintoma.
Você sabe o que é normal e o que não é para você. E se as coisas parecerem ruins lá embaixo, pode ser devido a uma IST como tricomoníase, clamídia ou gonorreia. A razão remonta à inflamação; bactérias podem aderir ao seu trato reprodutivo, causando irritação e um corrimento incomum.
Sangrar quando não é a época típica do mês é um pouco alarmante, e uma IST pode ser a culpada. O HPV de alto risco pode afetar o colo do útero, o que pode causar sangramento após o sexo. A inflamação no trato reprodutivo pode irritar a mucosa da vagina e causar sangramento. Em geral, o sangramento de uma IST tende a ser descrita como mancha, e raramente é uma grande quantidade de sangue como o que você veria quando estivesse menstruada, segundo um artigo de pesquisa de 2021 publicado na revista Sexually Transmitted Infections.
Prurido vaginal e queimação são os sinais reveladores de uma infecção por fungos – mas ISTs como gonorreia e clamídia também podem causar esses sintomas. O tecido vaginal é apenas mais sensível se você tiver uma IST. Ele fica inflamado e os mecanismos normais de proteção podem ser interrompidos.
Sexo doloroso é uma dica de que algo não está certo. ISTs como clamídia e gonorreia podem resultar em dor durante o sexo porque causam inflamação vaginal. Herpes também pode levar a relações sexuais dolorosas porque as lesões podem se formar na vagina e no colo do útero e depois ficarem irritadas e inflamadas durante o sexo.
Os inchaços podem ser um sinal de várias ISTs, incluindo herpes genital, HPV e sífilis. Se você desenvolver uma protuberância, ferida ou verruga, não a ignore – mesmo que ela desapareça depois de alguns dias. Condições como herpes envolvem surtos que vêm e vão, mas você não se livra do vírus quando as feridas não são visíveis.
Assim como o sexo doloroso, a dor pélvica é um sinal para prestar atenção. A clamídia e a gonorreia são conhecidas por causar este sintoma. Elas podem contribuir para a dor pélvica porque podem afetar a vagina e também se espalhar para o útero e as tubas uterinas.
O momento em que você começa a notar os sintomas após a exposição depende da infecção:
Os sintomas geralmente aparecem nos genitais, mas você também pode tê-los em todo o corpo, perto ou longe do local da infecção. Herpes, gonorreia e clamídia também podem causar febre e calafrios. Existem até situações em que ISTs, como a gonorreia, podem causar sintomas nas articulações; e a sífilis pode infectar o cérebro.
Se você tiver sinais de uma IST, precisa procurar o médico imediatamente. Embora seus sintomas possam ser devidos a outra doença, eles também podem ser uma IST. Assim que os sintomas começarem, marque uma consulta.
ISTs podem levar a complicações sérias, incluindo danos permanentes ao sistema reprodutivo que podem dificultar uma gravidez mais tarde. E o CDC diz que a clamídia, em particular, também pode aumentar o risco de ter uma gravidez ectópica potencialmente fatal, que é aquela que acontece fora do útero.
As ISTs também podem levar a uma condição conhecida como doença inflamatória pélvica (DIP), uma infecção grave dos órgãos reprodutivos, como o útero e as tubas uterinas. E isso pode causar sintomas como dor no abdômen inferior, sangramento durante o sexo e um corrimento incomum com mau odor. Se você não diagnosticar e tratar sua IST, também pode acabar espalhando a infecção para outras pessoas. Quanto mais cedo passar por uma avaliação, menor a probabilidade de transmiti-la.
Fonte: Health
Veja também:
Além do HPV há outras ISTs que podem causar câncer de colo de útero?
5 coisas que sua vagina pode dizer sobre sua saúde
É normal ter corrimento mesmo após a menopausa?
Ter uma afta aumenta risco de contrair IST no sexo oral?