Caracterizada pelo inchaço ósseo na base do dedão do pé, a condição é muito comum
Redação Publicado em 07/07/2022, às 16h00
Muitas pessoas convivem com a joanete, uma deformidade da articulação metatarsofalangeana (MTP) na base do dedão do pé. Ela se desenvolve quando o primeiro osso metatarso do pé gira e o dedão aponta para dentro (em direção aos outros dedos), fazendo com que a articulação seja “projetada” para fora.
Segundo um artigo da Harvard Health Publishing, a causa da joanete ainda não está clara, mas acredita-se que pode ser provocada pelo uso de sapatos estreitos e pontiagudos, bem como pela hereditariedade. No primeiro caso, os calçados apertados fazem com que o dedão empurre os outros dedos, às vezes mergulhando por cima ou por baixo deles.
Como resultado, a base do dedão se projeta ou se inclina para fora do pé. Saltos altos podem agravar o problema porque eles jogam todo o peso do corpo para a frente, forçando os dedos em direção à parte frontal do calçado. Isso pode ajudar a explicar por que as joanetes são dez vezes mais comuns em mulheres do que em homens.
Além disso, a condição também pode ser passada de maneira hereditária, já que o tipo de pé (forma e estrutura) é passado de geração em geração e alguns tipos são mais propensos a desenvolverem o problema em comparação a outros.
Arcos baixos, pés chatos e articulações e tendões soltos aumentam o risco. A forma da cabeça metatarsal (a parte superior do primeiro osso metatarso) também faz diferença: se for muito redonda, a articulação é menos estável e mais propensa a se deformar quando espremida em sapatos.
Confira:
A grande questão das joanetes é que elas podem causar muita dor e desconforto, comprometendo a qualidade de vida. Conheça três dicas que podem ajudar a aliviar o incômodo:
O primeiro passo é aliviar a pressão usando o tipo certo de sapato. Eles devem ter uma sola larga e flexível para fornecer espaço suficiente para acomodar a joanete. Algumas boas opções são sandálias, sapatos atléticos e sapatos feitos de couro macio. Além disso, se for preciso usar saltos, o ideal é optar pelos mais baixos.
Você também pode aliviar a dor da joanete usando protetores adesivos, uma espécie de “almofada” macia que é colocada dentro do sapato para impedir que a lesão fique em atrito com o calçado e aumente o desconforto.
É importante certificar-se de que os sapatos tenham espaço suficiente para acomodar o protetor. Um especialista pode recomendar órteses semimacias para ajudar a posicionar o pé corretamente à medida que atinge o chão, bem como o uso de uma tala à noite para manter o dedo do pé reto e aliviar o desconforto.
Quando o joanete causa muita irritação e dor, compressas quentes e frias podem ajudar. Massagem e anti-inflamatórios não esteroides também são capazes de proporcionar algum alívio.
Veja também:
Meus pés formigam depois de eu ejacular; isso é normal?
Seus pés suam muito? Pode ser hiperidrose, veja como tratar
Por que temos chulé? Veja dicas para evitá-lo
“Pack do pezinho”: por que o fetiche por pés se popularizou?