Redação Publicado em 26/09/2021, às 14h00
Joelho de corredor é o nome de uma lesão comum entre pessoas que praticam esportes como a corrida. Tecnicamente, é chamada de Síndrome do Trato Iliotibial. Trata-se de uma inflamação que causa dor na lateral do joelho, além de poder limitar os movimentos de flexão.
A banda iliotibial é um feixe fibroso e denso que se estende da região do quadril até a lateral do joelho. Ela é a continuação dos músculos do quadril, formando uma fáscia que se insere nos ossos da perna.
As causas da Síndrome do Trato Iliotibial podem ser tanto genéticas quanto relacionadas à prática inadequada do exercício. Geneticamente, fatores de risco incluem: rotação interna da tíbia, pronação excessiva do pé, diferença no comprimento das pernas e aumento da proeminência dos epicôndilos laterais.
Já as causas modificáveis incluem movimentos repetitivos e intensos, que podem levar à inflamação. É por isso que a Síndrome do Trato Iliotibial é comum entre corredores e ciclistas, sobretudo pessoas que têm um grande volume de treinamento ao longo da semana.
Nesse sentido, as principais causas para o seu surgimento incluem: aumento exagerado do volume de treino, falta de fortalecimento muscular, excesso de atividade e prática sem orientação profissional.
Confira:
É por isso que pessoas que se exercitam devem sempre evoluir progressivamente, sem exageros. O excesso de treinamento e de impacto na região são os maiores causadores da lesão.
Os principais sintomas da Síndrome do Trato Iliotibial incluem: dor lateral do joelho, que pode aparecer ao final ou no início da atividade, mas também em repouso. Dor e crepitação ao palpar a banda, dificuldade para se movimentar e movimento incompleto de flexão, por conta da dor.
Além de praticar o exercício de forma adequada, evoluindo progressivamente e com orientação profissional, o fortalecimento muscular também ajuda a prevenir a lesão, pois uma musculatura mais forte e preparada funciona como uma “armadura” de toda a região do joelho, que é a que mais sofre impactos em esportes como a corrida.
Vale sempre ressaltar que contar com o apoio de profissionais da educação física também é essencial, pois saberão mensurar o volume de treinamento sem uma sobrecarga exagerada.