A ganho de peso é fator de risco para uma série de doenças
Redação Publicado em 01/02/2021, às 17h10
Jojo Toddynho foi a vencedora da última edição de A Fazenda, porém, não foi apenas um prêmio milionário que a cantora ganhou. Em entrevista recente ao Domingo Espetacular, ela falou que engordou 28 kg durante seu confinamento.
Jojo saiu do reality pesando 128 kg e, agora, diz que pretende seguir em consulta com nutricionista para voltar ao peso que tinha antes. Porém, mesmo tendo ganhado peso, ela é sincera sobre sua autoestima: "Não endeuso a obesidade. Só não vou me diminuir porque sou gorda".
A obesidade é uma doença crônica reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela é um fator de risco para uma série de doenças. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a obesidade pode desencadear problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, além de danos físicos, como artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula.
O diagnóstico é feito através do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Para fazer isso, a pessoa precisa dividir seu peso (em KG) pela altura (em metro) elevada ao quadrado. Seguindo o padrão utilizado pela OMS, quando o resultado fica entre 18,5 e 24,9 kg/m2, o peso é considerado normal. Entre 25,0 e 29,9 kg/m2, sobrepeso, e acima deste valor, a pessoa é considerada obesa.
Ainda de acordo com o IMC, também é possível classificar o grau de obesidade do indivíduo.
Muita gente acha que a obesidade é causada apenas por um estilo de vida sedentário e uma alimentação não balanceada, mas há outros fatores além desses. Pessoas geneticamente predispostas a ganharem mais peso, ou ainda que tenham disfunções endócrinas também podem engordar mais facilmente.
Como a história de Gilberto, do BBB21, se relaciona com a autossabotagem
BBB21: Projota já teve depressão; saiba como é feito o tratamento
Os pais não enxergam a obesidade infantil
Hormônios podem ser culpados pela obesidade crescente entre homens