Doutor Jairo
Leia » Saúde da mulher

Larissa Manoela revela que tem SOP; conheça causas e sintomas

De 5% a 10% das mulheres em idade fértil podem desenvolver a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) - Reprodução/Instagram
De 5% a 10% das mulheres em idade fértil podem desenvolver a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) - Reprodução/Instagram

Redação Publicado em 21/09/2022, às 13h00

Nesta terça-feira (20), Larissa Manoela compartilhou com os fãs em suas redes sociais que recebeu o diagnóstico de Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) após realizar um ultrassom. Em 2021, a atriz já tinha revelado ter endometriose

Ontem através de ultrassom detalhado eu descobri que além da endometriose eu tenho também ovário policístico. Não é fácil ser mulher. O diagnóstico positivo assusta e confesso dar uma desestabilizada. Mas estou certa de que vou encontrar o melhor tratamento para ambas as doenças", desabafou. 

Causas e sintomas da SOP

A Síndrome dos Ovários Policísticos é uma doença caracterizada pelo aumento da produção de hormônios masculinos, que pode trazer consequências à qualidade de vida e à saúde. É uma situação que pode acontecer com muitas mulheres e levar a um desequilíbrio hormonal, impactando na frequência da menstruação e da ovulação, dificultar a perda de peso e provocar uma pele mais oleosa e com mais pelos. 

Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), de 6% a 16% das mulheres em idade fértil podem desenvolver a disfunção, com a prevalência variando dependendo da população estudada e do critério diagnóstico empregado.

Confira:

A causa ainda não está clara e varia de mulher para mulher. Para os especialistas, a razão para o seu surgimento pode estar relacionada com fatores genéticos e ambientais. Além dos sintomas citados acima, a síndrome também se manifesta através de:

  • Presença de vários pequenos cistos nos ovários da mulher;
  • Acne;
  • Alterações de humor;
  • Problemas com o sono;
  • Depressão e ansiedade;
  • Áreas escuras na pele das axilas, pescoço e nas dobras dos dedos e/ou cotovelos.

Por ser uma condição com diversos sintomas, o tratamento deve ser individualizado e dependerá dos sinais que cada mulher apresenta, bem como do seu objetivo, por exemplo, se ela busca ou não engravidar.

Uma das principais consequências da SOP é a dificuldade de engravidar, mas ela também pode aumentar o risco de outros problemas, como câncer de endométrio (tumor na parede interna do útero), diabetes e doenças cardiovasculares.

A recomendação é procurar um ginecologista para fazer uma avaliação e, eventualmente, um tratamento. De qualquer forma, apesar de uma mulher com SOP ter mais dificuldade para engravidar, é algo possível – e, por isso, também é importante tomar cuidado nas relações sexuais. 

Veja também: