Doutor Jairo
Leia

Mais de 30 mil homens podem ter ficado sem diagnóstico de câncer de próstata, alerta urologista

Imagem Mais de 30 mil homens podem ter ficado sem diagnóstico de câncer de próstata, alerta urologista

Jairo Bouer Publicado em 19/11/2020, às 17h08 - Atualizado em 23/11/2020, às 20h50

Entre março e maio deste ano, estima-se que 50 mil brasileiros deixaram de ter um tumor diagnosticado por causa da pandemia de Covid-19, que mobilizou recursos médicos e hospitalares, além de afastar as pessoas dos exames de rotina.

Mas já que é Novembro Azul, mês focado na saúde masculina, vale o alerta: mais de 30 mil homens podem ter ficado sem diagnóstico de câncer de próstata últimos meses, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) – SP.

Crédito: Pixabay

Detecção precoce faz toda a diferença

O presidente da Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo Geraldo Faria reforça a importância de se identificar cedo os tumores de próstata. Assim como para outros tipos de câncer, a detecção precoce é determinante para o sucesso do tratamento.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que o país tenha 65.840 novos casos da doença este ano, o que equivale a 63 novos casos a cada 100 mil homens. O câncer de próstata é o segundo tumor maligno mais comum entre os homens, perdendo somente para o câncer de pele não melanoma.

Embora a maioria dos casos seja tratável, 25% dos pacientes que descobrem ser portadores de um tumor de próstata morrem devido à doença, segundo a SBU. Faria aponta o principal motivo: “Infelizmente, cerca de 20% dos homens são diagnosticados em estágios avançados, quando não há mais chances de cura”.
Veja também:

Homens precisam mudar a mentalidade

“A cultura patriarcal, vigente na nossa sociedade, estimula um comportamento até irresponsável dos homens que resistem em cuidar da saúde com a convicção que são imunes e resistentes a quaisquer doenças”, acrescenta.

Mudar essa mentalidade é fundamental para aumentar a expectativa e a qualidade de vida dos homens. Por isso a recomendação é continuar com todos os cuidados de prevenção à Covid-19, mas não adiar os exames de rotina.

Leia mais:

Mário Gomes relata desgaste físico durante tratamento de câncer de próstata

Atendendo a Bolsonaro, governo lança projeto de prevenção do câncer de pênis