Maquiagem: como não danificar a pele neste e em outros Carnavais

Não higienizar a pele e usar produtos não voltados ao tipo de pele ou vencidos são erros comuns

Cármen Guaresemin Publicado em 03/02/2024, às 10h00

Até quem não costuma investir em maquiagem irá usá-la ao se preparar para festas e bloquinhos - iStock

Rímel, batom, blush, base e delineador são produtos de beleza indispensáveis para muitas pessoas ao redor do mundo, seja no dia a dia ou em datas especiais. No entanto, muitas não se dão conta de que às vezes a maquiagem pode ser prejudicial à saúde da pele. Hábitos pouco saudáveis podem causar acne, envelhecimento, alergia, oleosidade ou ressecamento, por exemplo.

De acordo com uma pesquisa recente realizada pela Ipsos, cerca de 90% da população brasileira sofre com algum problema de pele, seja ele de acne ou aparição de manchas. Muitas dessas complicações podem se desenvolver graças a erros como não higienizar a pele, optar por produtos não voltados ao tipo de pele ou vencidos, entre outros.

E agora, quando estamos às vésperas de mais uma festa de Carnaval, até quem não costuma investir em maquiagem irá usá-la ao se preparar seja para desfiles, bloquinhos ou bailes.

Portanto, confira alguns equívocos que podem ocorrer em relação à maquiagem:

1-Não higienizar a pele adequadamente antes

Antes de qualquer aplicação de maquiagem ou produtos como cremes, é importante que a pele esteja completamente higienizada, para evitar a proliferação de qualquer tipo de microrganismo.

2-Não higienizar a pele adequadamente depois

É fácil deixar de lavar o rosto à noite, mas os aspectos negativos superam em muito os positivos desse hábito preguiçoso. Dormir com a pele maquiada pode obstruir os poros e causar acne no rosto. Também pode irritar os olhos e causar inchaços na pele perto dos olhos. O processo ideal inclui primeiro o uso de um demaquilante e, segundo, a lavagem do rosto com um limpador/sabonete facial indicado ao tipo de pele.

3-Escolher produtos errados

A pele de uma pessoa é diferente da de outra e é por isso que você precisa prestar atenção em como sua pele reage aos diferentes produtos. Alguns podem ressecar a pele, enquanto outros podem torná-la oleosa. Optar por produtos inadequados para o tipo de pele é um erro comum. Lembrando que há diferentes tipos de pele como as secas, oleosas, mistas e mais sensíveis. Portanto, é importante comprar produtos que são adequados para o seu tipo, dessa forma, consegue evitar reações alérgicas e danos a longo prazo. Muitos dermatologistas recomendam produtos de maquiagem à base de minerais porque costumam ser menos agressivos para a pele.

4-Não limpar os acessórios

Pode ser algo difícil de se fazer regularmente, mas você precisa limpar os pincéis e esponjas de maquiagem. A limpeza profunda ajudará a eliminar as bactérias nocivas que vêm da pele - do suor e das células mortas - e das bactérias que vêm dos produtos de maquiagem. A falta de limpeza regular pode levar à acumulação de microrganismos, causando problemas. Assim, é necessário limpar todos acessórios que entram em contato com a pele para que não haja nenhum tipo de alergia ou infecções.

5-Não prestar atenção aos prazos de validade

O uso de maquiagem vencida pode desencadear diversos problemas à saúde da pele. Quando o produto está fora do prazo de validade, há uma proliferação de bactérias, fungos e outros microrganismos.

6-Não remover os resíduos de maquiagem corretamente

Após usar maquiagem durante o período desejado, é importante que remova adequadamente os produtos do rosto, para que não haja nenhum tipo de complicação. O acúmulo de resíduos ou restos de maquiagens podem obstruir os poros e levar a problemas de pele a longo prazo. 

Os efeitos nocivos da maquiagem

 

Acne

As erupções podem ocorrer devido a desequilíbrio hormonal, certos medicamentos, dieta inadequada, etc. Mas o uso regular de maquiagem pode aumentar seus problemas e desencadear erupções mais frequentes. Os especialistas em pele concordam que pessoas com pele propensa à acne devem limitar o uso de maquiagem. Quanto menos, melhor para a saúde da sua pele. Bônus: isso também reduz os cravos.

Envelhecimento prematuro

Deixar maquiagem na pele durante a noite pode acentuar as rugas. Os danos causados pelo sol também podem causar envelhecimento (e muitas pessoas não usam protetor solar quando usam maquiagem). Manchas e rugas da idade podem aparecer como resultado de uma proteção inadequada da pele. Lembre-se que existe uma gama de produtos, como bases, que já vem com protetor solar.

Infecções oculares

A área ao redor dos olhos e da pálpebra é fina e delicada. É aqui também que você usa maquiagem como base, corretivo, sombra, delineador e rímel. Qualquer tipo de irritante na maquiagem dos olhos pode causar danos graves aos olhos. Pode até causar uma infecção ocular. A Food and Drug Administration – equivalente à Anvisa nos Estados Unidos - aconselha verificar os ingredientes antes de usar qualquer maquiagem nos olhos. Além disso, produtos de maquiagem para os olhos também podem provocar olheiras, se não forem removidos antes de dormir ou se usados por um longo período de tempo.

Pele mais seca ou mais oleosa

Certos produtos de maquiagem podem deixar a pele mais seca ou oleosa do que normalmente é. Além disso, quando pessoas com pele naturalmente seca tentam aplicar maquiagem em cima da pele, a maquiagem pode deixar a pele ainda mais seca. Você pode saber se tem pele seca por sintomas como pele escamosa ou áspera. Um rosto brilhante é sinal de pele oleosa, por exemplo. 

Mudanças de cor

Usar maquiagem todos os dias pode gerar efeitos colaterais, mas dormir durante a noite sem retirá-la pode danificar muito a pele. Os radicais livres podem afetar o colágeno, enfraquecendo a pele e causando alterações nela. Por exemplo, quando batons de longa duração são usados por mais de dez horas, eles escurecem a cor dos lábios, pois contêm ingredientes que bloqueiam o fornecimento de oxigênio à essa região.

Reação alérgica

Embora alguns produtos de maquiagem pareçam semelhantes, os ingredientes variam de uma marca para outra. Produtos formulados com ingredientes suaves não prejudicam a pele. No entanto, produtos com ingredientes químicos nocivos, como parabenos e SLES (lauriléter sulfato de sódio), podem causar reações alérgicas. Se tiver alergia a certos ingredientes, esses produtos podem piorar a situação, causando coceira e desconforto na pele.

Hábitos de maquiagem saudáveis para sua pele

 

Use hidratante e protetor solar diariamente: muitas vezes as pessoas não usam hidratante ou protetor solar como parte de sua rotina diária de maquiagem, mas realmente deveriam - o hidratante pode ajudar a aliviar o ressecamento que a maquiagem pode causar, e o protetor solar pode ajudar nos esforços antienvelhecimento. Para combater a pele seca, evite aplicar maquiagem na pele áspera ou escamosa. Se precisar se maquiar, use um hidratante como base antes de começar. Como já foi dito, existem marcas disponíveis que combinam hidratante e protetor solar em um só produto para ajudar você a economizar tempo.

Não compartilhe maquiagem: quando você quiser pegar emprestado o batom da amiga, é melhor pensar duas vezes. Compartilhar produtos de beleza é uma ótima maneira de espalhar bactérias. Pode ser conveniente, mas não ajudará a sua pele a longo prazo.

Jogue fora produtos que expiraram

Não mantenha produtos que já passaram do prazo de validade, não importa se não tem dinheiro para comprar outros ou porque o frasco ainda está cheio. Com o tempo, a maquiagem acumula bactérias e muitos cosméticos (principalmente rímel) podem estragar após um curto período. É tentador manter a maquiagem até terminar, mas os perigos crescentes de uma infecção grave estão a apenas mais uma aplicação de distância.

Toda maquiagem tem prazo de validade, seja natural ou que inclua produtos químicos. Veja por quanto tempo você deve manter esses tipos específicos de produtos, segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia):

Base aquosa: 12 meses
Base oleosa: 18 meses
Batom: 48 meses
Corretivo líquido: 18 meses
Delineador líquido: 3 meses
Gloss: 6 a 12 meses
Pó compacto / blush / iluminador: 18 a 24 meses
Rímel: 6 meses
Sombra em pó: 36 meses

Estes passos simples irão ajudar a obter a pele saudável e brilhante. A maquiagem não é totalmente ruim para a pele, mas pode causar problemas se você praticar hábitos pouco saudáveis. Então, se você usa maquiagem todos os dias – como muitas mulheres – como pode proteger sua pele? O desenvolvimento das rotinas citadas acima ajudará a criar um ambiente seguro para sua pele. Mesmo que sejam dicas simples, ajudarão a evitar acne indesejada, envelhecimento ou pele muito seca ou oleosa, por exemplo. Seguindo as dicas e evitando os maus hábitos, sua pele agradecerá.

Fontes: Daniela Pontes, biomédica especializada em biossegurança/ Site Revere Health / SBD / Site Skin kraft

comportamento saúde beleza pele dermatologia

Leia também

Vai viajar de avião? Cuide da pele e dos cabelos durante a viagem


Envelhecimento da pele: entenda o processo e como adiá-lo


Crianças podem usar maquiagem? Dermatologistas respondem


Mito ou verdade? Dermatologista desvenda 20 dúvidas sobre a pele