Redação Publicado em 22/10/2021, às 10h00
Muita gente gosta de mastigar gelo, seja para umedecer a boca, seja para se distrair ou até porque ouviram dizer que isso ajuda a emagrecer. De toda forma, é importante ressaltar que esse hábito pode fazer muito mal à saúde dos dentes.
Esse hábito pode causar rachaduras no esmalte, o que, por sua vez, pode aumentar a sensibilidade a alimentos e bebidas quentes e frias.
Além disso, se você quebrar ou fraturar um dente mastigando gelo, pode surgir uma cárie nesse dente. Isso ocorre porque os ácidos produzidos por bactérias podem penetrar na camada mais macia do dente, a dentina, com muito mais facilidade e causar cáries.
Se você já tem obturações, coroas ou folheados, ou se usa aparelho, mascar gelo te torna particularmente mais vulnerável a danos nos dentes.
Dependendo da gravidade do problema, o reparo pode exigir qualquer coisa, desde uma simples obturação a um canal radicular – um procedimento mais sério que requer anestesia.
Existem várias maneiras de abandonar esse hábito.
Em alguns casos, mastigar ou triturar gelo pode indicar uma deficiência de ferro – uma condição chamada pagofagia –, embora a razão para isso não seja clara.
Quando nenhuma das opções acima ajuda alguém a parar de mastigar gelo, podem ser necessárias mudanças na dieta ou um suplemento de ferro, ou até mesmo uma consulta médica.
Via: The Conversation
Assista também: