Redação Publicado em 08/12/2021, às 11h00
Ter mau hálito é algo que pode causar muito constrangimento, especialmente quando a pessoa que tem o problema não sabe, o que é muito comum. Os outros se afastam, ficam sem graça de avisar e a situação pode se estender. Os motivos para o mau hálito surgir são muitos. Confira abaixo os dez mais comuns:
Uma noite de cervejas pode te dar mais do que uma ressaca. Mesmo sendo um líquido, o álcool pode realmente secar a boca, o que estimula as bactérias que causam a halitose, o termo médico para mau hálito. Bebidas com cafeína, alimentos picantes e cigarros também podem causar o problema. A boca seca não produz tanta saliva enquanto dormimos, o que explica o "hálito matinal".
As bactérias na língua são a principal causa do mau hálito. Limpe a sua com sua escova de dentes ou um raspador de língua. Os raspadores farão um trabalho um pouco melhor. Evite os de plástico, que podem quebrar, e os de metal, que podem ser pontiagudos.
Quando você corta carboidratos e aumenta a quantidade de proteína ingerida, seu corpo começa a queimar gordura para obter energia. Esse processo produz compostos chamados cetonas, que causam mau hálito. Nesse caso, uma melhor higiene dental não resolverá o problema, já que essa não é a causa. Você pode mascarar o hálito com chiclete sem açúcar por um tempo.
Como se não fossem irritantes o suficiente, infecções do trato respiratório, como resfriados e bronquite, também podem causar mau hálito. Isso porque as bactérias causadoras de odores gostam de se alimentar de muco (sim, é nojento). E se você tem o nariz entupido, é mais provável que você respire pela boca, o que pode ressecá-la.
Sim, a úlcera em si pode não ser o problema. Mas um tipo de bactéria que causa úlceras, a Helicobacter pylori, também pode desencadear o mau hálito, de acordo com um estudo publicado no Journal of Medical Microbiology. O tratamento da bactéria pode eliminar o mau cheiro. Seu médico pode testar você para H. pylori e prescrever antibióticos.
Confira:
Mais de 400 medicamentos prescritos e sem receita, incluindo antidepressivos e remédios para alergia, podem sufocar o fluxo de saliva. Este fluido ajuda a limpar alimentos e bactérias, mantendo o mau hálito sob controle. Mudar seus remédios nem sempre é uma opção, por isso, a Associação Dental Americana recomenda que você mantenha a hidratação e masque chicletes sem açúcar para manter a boca úmida. Enxaguatórios orais especiais também podem ajudar.
Também conhecidos como cáseos amigdalianos, esses pequenos aglomerados de cor branca - compostos de bactérias endurecidas, partículas de alimentos, células mortas e muco - ficam presos nas rugas das amígdalas e na parte de trás da língua. Geralmente são inofensivos, exceto pelo cheiro. Muitas vezes, eles se desalojam por conta própria, mas, às vezes, você pode acelerar o processo gargarejando com água salgada. Seu dentista pode ter outras opções para você.
São muito ricas em açúcar e as bactérias causadoras de odores adoram se alimentar delas. 1/4 xícara de passas contém 21 gramas de açúcar; a mesma quantidade de damascos secos tem 17 gramas. É como comer 4-5 colheres de chá de açúcar puro. Além disso, as frutas secas são pegajosas, por isso, podem ficar presas nos dentes e entre eles. Depois de comê-las, certifique-se de passar fio dental e escovar.
Estes são dois sintomas da DRGE (doença do refluxo gastroesofágico), um distúrbio digestivo comum. Seu mau hálito pode ser devido a algum alimento não digerido voltando ou pode ser que a irritação do ácido estomacal esteja causando gotejamento pós-nasal. Peça ajuda ao seu médico se tiver azia com frequência.
Os dentes podem reter partículas de alimentos e gerar bactérias, resultando em cáries, doenças gengivais e mau hálito. Próteses mal ajustadas podem causar os mesmos problemas. Mais uma razão para agendar consultas regulares com o dentista.
Fonte: WebMD
Veja também