A calistenia é um método de treino que permite exercitar todos os grupos musculares do corpo usando apenas o peso do corpo. Nela, não são necessários, por exemplo, anilhas, halteres ou anilhas para treinar a resistência muscular.
Segundo o treinador Júnior Britto, professor de educação física, ginástica artística e treino funcional, "é possível treinar todos os grupos musculares com a calistenia, mas nela não há muitos exercícios isolados como na musculação, ainda que seja possível treinar de forma isolada em alguns exercícios", explica.
Os exercícios de peito envolvem um movimento de empurrar com os braços, diferente dos treinos para as costas, por exemplo, cujo movimento básico é o de puxar. Assim, você poderá usar diferentes estratégias usando o peso corporal para fortalecer essa região.
O melhor da calistenia é que o único equipamento é o peso do corpo! Também podem ser adicionadas barras paralelas, argolas e barras de porta. O próprio chão é um ótimo 'acessório' de treino. Em casa você pode usar cadeiras, sofá e qualquer coisa estável para executar alguns exercícios", diz o especialista.
Segundo a orientação do professor, por exemplo, você pode usar o próprio chão para realizar movimentos como a flexão de braços, que é um dos exercícios mais básicos para o peito. Você também pode usar um sofá, por exemplo, para realizar o movimento com o corpo inclinado.
A seguir, vamos conhecer alguns movimentos básicos de calistenia para o peito
Sem o apoio dos joelhos, a dificuldade aumenta. Este exercício é um dos mais usados para fortalecer os músculos peitorais e tríceps, mas também ativa os músculos dos ombros. Se achar difícil, pode usar o apoio dos joelhos.
Você pode apoiar os pés em um banco fixo ou qualquer objeto elevado, ficando com o corpo inclinado em relação ao chão. Esse movimento trabalha, sobretudo, a área superior do peitoral e também o tríceps, além dos ombros.
Esse exercício exige duas barras elevadas e paralelas para ser executado ou então objetos similares que cumpram a mesma função, como bancos bemfixos ou algum móvel. Ativa tanto peitoral quanto tríceps e um pouco das porções frontais e laterais dos ombros.
Aqui, fica-se numa posição de inclinação com relação ao chão, apoiando os braços em uma barra fixa ou até em uma mesa. Recruta a região inferior do peitoral, além de ombro e tríceps.
Com os braços mais fechados e próximos ao tronco, este exercício exige maior força dos músculos do tríceps e da parte interna do peitoral, além dos ombros.
Esta é uma variação de flexão mais avançada e exige prática. O movimento de flexão é igual ao da flexão comum, porém, na parte do movimento em que os braços ficam esticados, é dada uma impulsão para cima de forma a bater as palmas das mãos. Depois volta-se para a posição inicial e realiza-se o movimento de flexão novamente.
Fausto Fagioli Fonseca
Formado em jornalismo e pós-graduado em jornalismo esportivo, atua na área de esportes e saúde desde 2008. @faustoffonseca