Menor de idade pode fazer teste de HIV sem os pais?

Segundo o Ministério da Saúde, adolescentes de 12 a 18 anos de idade têm direito a fazer o exame anti-HIV sem a presença dos pais ou responsáveis. Ou

Jairo Bouer Publicado em 02/12/2019, às 16h30

-

Segundo o Ministério da Saúde, adolescentes de 12 a 18 anos de idade têm direito a fazer o exame anti-HIV sem a presença dos pais ou responsáveis. Ou seja: quem tem menos de 12 anos não pode ir fazer o teste sozinho.

De modo geral, os profissionais de saúde são orientados a avaliar até que ponto um menor de idade tem condições de receber o resultado, caso seja positivo. Um jovem sempre vai ser aconselhado a dividir a informação com um adulto de confiança, que lhe dê suporte e apoio para iniciar o tratamento o quanto antes. Até porque não é fácil lidar sozinho com o diagnóstico.

O teste rápido fica pronto em até meia hora. Ele é oferecido de graça pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) mais próximo. Não é preciso ter um pedido médico para fazer o exame, e a pessoa também pode ser orientada a fazer teste para outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como a sífilis.

Hoje também existem os autotestes, vendidos em farmácias ou distribuídos gratuitamente por alguns serviços de saúde. O próprio usuário faz o exame, sem necessidade de um profissional de saúde. Mas é preciso ler a bula com atenção e, caso dê positivo, fazer um teste confirmatório em alguma clínica particular ou unidade do SUS.

É preciso levar em consideração a janela imunológica, o intervalo de tempo entre a infecção pelo HIV e a identificação dos anticorpos no exame, que dura aproximadamente 30 dias. É por isso que, se você fizer o teste logo após a relação sexual desprotegida, vai ser orientado a fazer de novo algum tempo depois.

De qualquer forma, se você teve uma relação desprotegida, ou se a camisinha estourou e você está com receio de ser contaminado, o ideal é que procure uma unidade de saúde o quanto antes. Hoje existe a PEP (Profilaxia Pós-Exposição), que envolve o uso de remédios para evitar a infecção. O tratamento deve ser iniciado até 3 dias depois da relação sexual e dura 28 dias.

O mais importante é não ficar com a dúvida!

HIV teste sexualidade