Doutor, sou o filho único da minha mãe. Ela está solteira e tem saído com outros homens. Ela está preocupada porque a menstruação está atrasada seis dias. Tenho medo porque não temos condições de mais uma criança e ela é bem negligente com relação a isso. A principal argumentação para não estar grávida é que no último mês a menstruação dela durou 11 dias e, geralmente, dura sete. Esse tempo extenso do último mês realmente pode atrasar a menstruação desse mês? Ela fez sem proteção, mas toma anticoncepcional de injeção. Mesmo assim estou bem preocupado com ela.
Em primeiro lugar, é muito legal essa sua preocupação com a sua mãe. Seria importante você dar um toque nela para que ela cuide mais da saúde sexual e reprodutiva dela, por exemplo com um acompanhamento mais próximo com o ginecologista.
Se ela toma anticoncepcional mensalmente, ou a cada três meses, da forma injetável, ela está protegida de uma gravidez indesejada.
Esse fluxo mais curto ou mais longo pode ter a ver com efeito desse anticoncepcional no organismo dela. O importante é que ela tome regularmente e que ela procure se cuidar, já que está com alguns parceiros diferentes.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr