Mídias sociais ajudam adultos jovens a largar o cigarro

Fumantes que usaram aplicativos e ferramentas on-line foram duas vezes mais bem-sucedidos que usuários de serviço telefônico

Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h28 - Atualizado às 23h56

-

Adultos jovens que usam mídias sociais para largar o cigarro são duas vezes mais bem-sucedidos que aqueles que usam métodos tradicionais, segundo pesquisa da Universidade de Waterloo, no Canadá.

O trabalho, publicado no periódico Nicotine & Tobacco Research, avaliou o sucesso de uma campanha lançada em 2012 pela Sociedade Canadense de Combate ao Câncer nas mídias sociais que incluía aplicativos, ferramentas on-line e um serviço de atendimento telefônico para quem queria abandonar o cigarro.

Após três meses no ar, 32% dos fumantes que usaram os apps e as ferramentas on-line oferecidas pelo programa conseguiram largar o vício, em comparação com 14% dos que acessaram o serviço telefônico.

Para o líder do estudo, o pesquisador Bruce Baskerville, redes sociais como Facebook e Twitter podem ser os melhores meios de acesso ao público de 19 a 29 anos, que naquele país é a faixa etária com maior número de fumantes.

comportamento tabagismo dependência comportamento e tecnologia início