Ficar sem sexo pode fazer mal à mulher? Saiba a resposta

Atividade ajuda a reduzir o estresse, facilitar o sono e melhorar a saúde do coração

Redação Publicado em 31/01/2022, às 13h00

Você pode ter de lidar com a “fome de pele”: a reação do nosso corpo a uma falta de toque em longo prazo - iStock

Muita gente teve a vida sexual afetada negativamente nos últimos dois anos – inclusive em relacionamentos já estabelecidos, com todas as preocupações geradas pela pandemia.  Sabemos que o sexo traz uma série de benefícios, como reduzir o estresse, facilitar o sono e melhorar a saúde do coração (todo o rola e rala conta como um treino, você sabe). 

Mas o que realmente acontece com seu corpo quando você para de fazer sexo – se está dando um tempo de propósito ou está passando por um período de "seca" involuntária? Como os mitos são abundantes, é bom esclarecer as coisas e saber o que realmente pode – e o que não pode – acontecer com seu corpo durante um intervalo prolongado para o sexo. 

Não, sua vagina não vai fechar

Não caia no mito de que sua vagina vai se fechar ou desenvolver um novo hímen se não entrar em ação por muito tempo. Tudo se resume a hormônios: mesmo quando você não está fazendo sexo, seu corpo ainda produz estrogênio e progesterona, e esses hormônios mantêm as paredes vaginais flexíveis.

É possível que a abertura vaginal diminua de tamanho, mas isso só ocorre após a menopausa e depois de uma longa pausa sexual. “Com o tempo, as mulheres na pós-menopausa que têm um suprimento reduzido de estrogênio podem notar que o diâmetro da vagina fica menor se não estiverem tendo relações sexuais”, explica a médica. “Mas, na minha experiência clínica, isso geralmente só acontece após cerca de cinco anos [sem sexo] ou mais”, afirma a ginecologista e obstetra Christine Greves, em entrevista ao site Health

Pode ficar mais seca

Mesmo quando você não está excitada, suas paredes vaginais estão úmidas e flexíveis. Mas, se não tem feito sexo ultimamente, sua vagina pode estar mais ressecada. Isso não é necessariamente um problema, mas pode causar desconforto. A solução? Arranjar tempo para a masturbação. O ressecamento é menos provável de ocorrer se você se masturbar regularmente, portanto, esse é outro motivo para adicionar mais tempo para você mesma à sua lista de tarefas.

Seu desejo sexual pode ser afetado

A médica explica que é possível que sua libido diminua um pouco durante um período de abstinência. Isto pode explicar o porquê: se você não está fazendo sexo, provavelmente não está se sentindo tão sexual, o que pode afetar seu desejo. A boa notícia é que, quando você voltar à ação, provavelmente começará a se sentir mais sexy, levando sua libido a aumentar.

Ansiedade ou depressão podem surgir

Fazer sexo libera substâncias químicas que geram bem-estar, como oxitocina e serotonina, elevando seu humor e espírito, como explica a professora associada de psiquiatria da Escola de Medicina Weill-Cornell do Hospital Presbiteriano de Nova York, Gail Saltz. Quando esses hormônios são alterados por algum motivo, isso pode afetar sua saúde mental. De novo, a ausência de uma parceria não precisa ser um problema: ter orgasmos por meio da masturbação pode interferir nos níveis de oxitocina e serotonina também. 

Você pode estar lidando com "fome de pele"

Há uma razão pela qual os médicos encorajam os humanos a ter o máximo de contato pele a pele com seus entes queridos. O toque direto transmite emoção. Sem isso, as pessoas podem ter a chamada “fome de pele”. É que o contato pode diminuir o estresse e melhorar a autoestima, potencialmente até melhorando nosso sistema imunológico. Nossa pele interpreta o toque positivo (e o que é sexo senão uma forma de toque positivo?) para aumentar os níveis de serotonina, então é mais provável que você se sinta feliz e saudável.

Pode levar mais tempo para ficar excitada 

Depois de uma pausa sexual, pode levar mais tempo para a vagina ficar suficientemente lubrificada ou para os tecidos relaxarem completamente, segundo as médicas. Quando você faz sexo de forma regular, sua vagina entra em modo de excitação com mais rapidez. Depois de uma longa pausa, será necessário caprichar mais no "aquecimento" para voltar ao ritmo. O mesmo vale para o pênis; problemas de ereção não são incomuns após um período de seca.

Considere isso uma ótima desculpa para ir devagar e desfrutar de muitos toques e beijos quando começar a fazer sexo novamente. Aumentar a quantidade de tempo que você gasta nas preliminares pode ajudar os tecidos vaginais a relaxarem e seu corpo a produzir mais lubrificação.  Certifique-se de ter algum lubrificante à base de água à mão para ajudar nisso também, ou use preservativos lubrificados.

Fonte: Health

Veja também:

comportamento sexo saúde feminina

Leia também

Vagina: descubra algumas curiosidades sobre o órgão


Ficar sem sexo faz mal? Veja possíveis consequências


Homens: 19 segredos que as mulheres gostariam que vocês soubessem


Confira os hábitos dos casais que têm uma ótima vida sexual