Vários vídeos no TikTok têm abordado os supostos benefícios de se dormir com a boca tapada com ajuda de uma fita adesiva para evitar a respiração bucal durante o sono. Mas será que a medida tem alguma eficácia?
A hashtag #mouthtaping já conta com mais de 43 milhões de visualizações, e já existem até paródias sobre o tema. Apesar disso, é possível encontrar quem defenda que dormir com a boca adesivada pode fazer milagres pela saúde – acabar com o ronco, o mau hálito, as cáries e e o sono excessivo durante o dia.
Respirar pela boca por longos períodos não é, mesmo, bom para a saúde. O esforço para manter a boca aberta pode impedir um sono de qualidade e fazer a pessoa acordar com a garganta seca (algo que piora o hálito). O nariz tem a estrutura perfeita para a respiração: permite que ar seja filtrado e umidificado antes de chegar aos pulmões, reduzindo o risco de se inalar alérgenos e micro-organismos causadores de doenças.
A questão é que respirar pela boca ao dormir é algo que as pessoas fazem de maneira involuntária – em geral, por alguma obstrução ou irritação que compromete a respiração nasal. Isso pode ocorrer por um problema temporário, como um resfriado, ou crônico, como desvio de septo ou rinite alérgica.
Se uma pessoa com esse tipo de obstrução usar uma fita adesiva que a impeça de abrir a boca durante o sono, ela não vai respirar melhor. Pelo contrário: vai deixar de respirar! Veja o que diz o médico George Pinheiro, otorrinolaringologista da Associação Brasileira do Sono (ABS):
Uma pessoa que tem algum grau de obstrução do nariz – que a impede de respirar pela via natural, precisa abrir a boca para compensar a respiração. Ao tapar a boca com a fita ela obstrui a passagem de ar, diminuindo o fluxo respiratório e, consequentemente, o aporte de oxigênio que precisa chegar aos pulmões e aos demais órgãos."
Com a respiração comprometida, aumentam os riscos já bem conhecidos por quem sofre de distúrbios respiratórios do sono como a apneia, que pode gerar consequências como dificuldade de concentração e de memória, alteração do humor e sonolência excessiva durante o dia. “Se isso [dormir com a boca tapada] for feito de maneira recorrente, a longo prazo aumenta, também, o risco para doenças cardiovasculares e metabólicas, como a alteração da glicemia e do colesterol”, completa Pinheiro.
Assim, para o médico, a prática do “mouth taping” não apenas é ineficaz para combater a respiração bucal, como ainda pode trazer riscos à saúde. Vale dizer que existem alguns estudos com o uso de fitas específicas para evitar a respiração bucal, mas nesses casos o material utilizado é poroso e o pedaço, bem estreito, para que o usuário consiga abrir a boca em caso de necessidade. Os resultados obtidos nessas pesquisas ainda são preliminares.
Se você ou a pessoa que vive com você costuma respirar pela boca enquanto dorme, o ideal é procurar um médico para saber a causa desse hábito e como contornar o problema. Em geral, com o tratamento de eventuais alergias, ou de outros problemas que envolvem nariz e garganta, a pessoa naturalmente volta a dormir com a boca fechada. Tentar dormir de lado, evitar o álcool e o fumo também podem ajudar quem dorme com a boca aberta e ronca.
Assista também:
Tatiana Pronin
Jornalista e editora do site Doutor Jairo, cobre ciência e saúde há mais de 20 anos, com forte interesse em saúde mental e ciências do comportamento. Vive em NY. Twitter: @tatianapronin