Doutor Jairo
Leia » Viralizou

No TikTok, mulher tira DIU sozinha em casa; isso é perigoso?

Médicos não recomendam fazer isso em casa - iStock
Médicos não recomendam fazer isso em casa - iStock

Redação Publicado em 06/10/2021, às 14h00

No TikTok, aparecem todos os tipos de conteúdo e nem sempre isso significa que eles são bons ou seguros. Este ano, viralizou na plataforma o vídeo de uma mulher retirando o DIU (dispositivo intrauterino) sozinha em casa, em questão de minutos. Com mais de 2 milhões de visualizações, o vídeo fez sucesso e gerou milhares de comentários.

@mikkiegallagher

this is NOT medical advice but it only took 2 minutes 😳 #fyp#momsoftiktok#periods#iudremoval#iud#mirena#momtok#diy#birthcontrol#gonefishing

♬ God Made Girls - RaeLynn

Algumas pessoas duvidaram que ela realmente tivesse feito isso, enquanto outras contaram sua própria experiência: “Fiz isso depois de contar à minha ginecologista que [o DIU] me deixava extremamente deprimida e ansiosa e precisava tirá-lo. Ela me disse que o mais rápido que eu poderia ir ao consultório era em dois meses”, escreveu uma pessoa. “Então eu fiz isso e agora meu colo do útero está permanentemente aberto mais do que deveria e nunca poderei colocar um DIU novamente”, continuou.

Confira:

Outras pessoas aproveitaram para alertar contra a remoção do DIU em casa. “Por favor, se o seu DIU estiver resistindo quando você puxar, não continue, caso ele tenha se encaixado no seu útero”, aconselharam.

Mas, afinal, dá pra tirar o DIU em casa?

“Tirar o seu próprio DIU não é seguro”, disse à Health Jessica Shepherd, médica obstetra do Texas e fundadora do Sanctum Med Wellness. Ela diz que existem alguns problemas que podem surgir. “O dispositivo pode não sair intacto e uma parte pode ser deixada dentro do útero”, diz ela. 

“Espero que o DIU saia completamente intacto, mas há casos em que ele pode quebrar e você ainda tem pedaços lá”, Christine Greves, outra obstetra certificada no Hospital Winnie Palmer para Mulheres e Bebês, diz à Health. “É raro, mas eu já vi.”

“Se acontecer de você rasgar algo no processo, você pode acabar com um sangramento que precisa de atenção imediata”, explica Shepherd. “Pode ​​ser doloroso se não for feito corretamente.” 

Além disso, outra coisa a se considerar, de acordo com Greves, é que a pessoa pode quebrar o fio e o DIU pode se alojar no colo do útero, o que causaria muita dor. 

Em última análise, Shepherd orienta que a remoção do DIU “deve ser feita por um profissional de saúde”, e Greves concorda: "É realmente melhor consultar um médico para isso”.

Assista também: