Redação Publicado em 06/10/2021, às 14h00
No TikTok, aparecem todos os tipos de conteúdo e nem sempre isso significa que eles são bons ou seguros. Este ano, viralizou na plataforma o vídeo de uma mulher retirando o DIU (dispositivo intrauterino) sozinha em casa, em questão de minutos. Com mais de 2 milhões de visualizações, o vídeo fez sucesso e gerou milhares de comentários.
@mikkiegallagher this is NOT medical advice but it only took 2 minutes 😳 #fyp#momsoftiktok#periods#iudremoval#iud#mirena#momtok#diy#birthcontrol#gonefishing
♬ God Made Girls - RaeLynn
Algumas pessoas duvidaram que ela realmente tivesse feito isso, enquanto outras contaram sua própria experiência: “Fiz isso depois de contar à minha ginecologista que [o DIU] me deixava extremamente deprimida e ansiosa e precisava tirá-lo. Ela me disse que o mais rápido que eu poderia ir ao consultório era em dois meses”, escreveu uma pessoa. “Então eu fiz isso e agora meu colo do útero está permanentemente aberto mais do que deveria e nunca poderei colocar um DIU novamente”, continuou.
Confira:
Outras pessoas aproveitaram para alertar contra a remoção do DIU em casa. “Por favor, se o seu DIU estiver resistindo quando você puxar, não continue, caso ele tenha se encaixado no seu útero”, aconselharam.
“Tirar o seu próprio DIU não é seguro”, disse à Health Jessica Shepherd, médica obstetra do Texas e fundadora do Sanctum Med Wellness. Ela diz que existem alguns problemas que podem surgir. “O dispositivo pode não sair intacto e uma parte pode ser deixada dentro do útero”, diz ela.
“Espero que o DIU saia completamente intacto, mas há casos em que ele pode quebrar e você ainda tem pedaços lá”, Christine Greves, outra obstetra certificada no Hospital Winnie Palmer para Mulheres e Bebês, diz à Health. “É raro, mas eu já vi.”
“Se acontecer de você rasgar algo no processo, você pode acabar com um sangramento que precisa de atenção imediata”, explica Shepherd. “Pode ser doloroso se não for feito corretamente.”
Além disso, outra coisa a se considerar, de acordo com Greves, é que a pessoa pode quebrar o fio e o DIU pode se alojar no colo do útero, o que causaria muita dor.
Em última análise, Shepherd orienta que a remoção do DIU “deve ser feita por um profissional de saúde”, e Greves concorda: "É realmente melhor consultar um médico para isso”.
Assista também: