Doutor Jairo
Leia » Beleza

O ácido hialurônico faz bem ao cabelo?

Veja o que especialistas falam sobre o assunto - iStock
Veja o que especialistas falam sobre o assunto - iStock

Redação Publicado em 19/01/2022, às 11h00

O ácido hialurônico é um ingrediente muito conhecido por quem gosta de cuidar da pele, principalmente por conta de sua capacidade de reter a umidade e deixá-la com uma aparência saudável e hidratada. Pesquisas anteriores, inclusive, sugerem que o ácido hialurônico pode, de dentro para fora, ajudar a corrigir o envelhecimento prematuro da pele que ocorre pela exposição aos raios ultravioleta (UV).

No entanto, recentemente, alguns usuários do TikTok começaram a falar sobre o ácido hialurônico por outro motivo: sua suposta capacidade de transformar cabelos secos e quebradiços em saudáveis ​​e brilhantes.

“Vi um TikTok que dizia que o óleo capilar não hidrata o cabelo, apenas a água pode. Então eu tentei o ácido hialurônico!”, escreveu a influenciadora do TikTok, Kaitlyn Boyer, em um vídeo de agosto de 2021, que foi visto mais de 3,7 milhões de vezes. Começando com mechas danificadas, ela explica que molhou o cabelo e aplicou um produto de ácido hialurônico todas as noites. Depois de uma noite, seu cabelo parece visivelmente mais saudável e, depois de duas noites, ela nota uma “grande diferença”. Na marca de duas semanas, ela afirma que seu cabelo está “muito mais gerenciável”, revelando que até seu cabeleireiro perguntou quais produtos ela estava usando.

Confira: 

Muneeb Shah, médico residente do quarto ano da Campbell University em Buies Creek, Carolina do Norte, e influenciador social que atende por “Derm Doctor” no TikTok, endossou as afirmações de Boyer em um vídeo viral que tem mais de 10 milhões de visualizações. “O ácido hialurônico é um poderoso umectante, o que significa que retém cerca de 1.000 vezes seu peso em água”, disse ele, chamando-o de “um hidratante incrível para cabelos e pele”.

Daniel Belkin, dermatologista e cirurgião dermatológico certificado pelo New York Dermatology Group, concorda com Shah, dizendo que uma molécula de ácido hialurônico pode se ligar até 1.000 vezes seu peso em água, “portanto, é um umectante muito poderoso – uma molécula que atrai ou retém a hidratação”.

O dermatologista Joshua Zeichner, professor associado e diretor do departamento de pesquisa clínica e cosmética de dermatologia do Hospital Mount Sinai, em Nova York, diz que o ácido hialurônico realmente tem sido cada vez mais usado no cuidado dos cabelos.

Mas, afinal, o ácido hialurônico funciona mesmo para o cabelo? 

Cada fio de cabelo consiste em proteínas em camadas, incluindo filamento de queratina, bem como componentes estruturais, como macrofibrila de matriz, córtex e, finalmente, escamas de cutícula, que são organizadas em uma fileira, diz à Everyday Health Ava Shamban, dermatologista certificada pelo conselho de Los Angeles.

Fios de cabelo saudáveis, vibrantes e brilhantes têm cutículas lisas e planas, e a umidade é selada, explica Shamban. Por outro lado, no caso de madeixas danificadas ou sem brilho, a haste do cabelo fica desidratada e as escamas sobrejacentes são elevadas, dando ao cabelo uma textura quebradiça. O cabelo é poroso e a lavagem excessiva, a aplicação frequente de calor, como o secador, e os fatores ambientais podem causar danos.

Quando aplicado ao cabelo, o ácido hialurônico “atrai a umidade do ambiente e a puxa para dentro do cabelo, segurando-a, como uma esponja embebida em água, e ele se expande”, explica Shamban. “Ele combate o frizz e ajuda a reter e manter o equilíbrio adequado de proteínas, lipídios e umidade necessários para um cabelo saudável.”

Zeichner concorda que há vários benefícios em adicionar o soro aos seus cabelos. “Pode ajudar a suavizar e hidratar”, diz ele. “Isso significa cabelos mais macios e com aparência mais cheia.”

E, por já estar consagrado como um ótimo ingrediente para o cuidado da pele, o ácido hialurônico também é ótimo para o couro cabeludo, ressalta Shamban. “Muitas vezes não tratamos o couro cabeludo como derme, mas é pele”, diz ela. A maior diferença entre o couro cabeludo e o resto da nossa pele é que o couro cabeludo tem milhares de folículos pilosos terminais, que fazem crescer os fios de cabelo. O couro cabeludo também tem uma rede sebácea maior do que o resto da pele. Shamban diz que essa rede é semelhante a um sistema de metrô – em função de passagens para entregar e depositar óleo – que é usado para nutrição da pele para revestir, hidratar, suavizar e proteger.

A colorista de cabelo de celebridades de Los Angeles, Tracey Cunningham, conta que muita gente passou a incluir o uso de ingredientes para cuidados com a pele, como ácido hialurônico, em produtos para o cabelo. “Finalmente, os clientes estão começando a perceber que precisam tratar o cabelo de forma semelhante à pele para uma saúde capilar ideal, especialmente se você colorir ou usar serviços químicos ou ferramentas quentes regularmente”, explica ela. Além do ácido hialurônico, ceramidas e glicerina estão sendo adicionadas aos produtos capilares para reparar e hidratar profundamente os fios, observa ela.

Existem riscos ao usar ácido hialurônico no cabelo?

Belkin e Shamban dizem que o ácido hialurônico é seguro para uso na pele e no cabelo. “Como é uma molécula que ocorre naturalmente no corpo humano, não costuma causar alergia”, explica Belkin, “nem causa irritação”.

Produtos com ácido hialurônico são bons para todos os tipos de cabelo, diz Cunningham. “Normalmente encontrado em produtos de cuidados com a pele, o ácido hialurônico ajuda a hidratar profundamente o cabelo, assim como a pele. Afinal, o couro cabeludo é uma extensão da pele e, quanto mais saudável o cabelo, mais bonito fica quando é penteado”, explica.

De fato, o ácido hialurônico pode ser usado em todos os tipos de cabelo, mesmo por pessoas com cabelos sensíveis, quebradiços ou quimicamente tratados, diz Zeichner.

Via: Everyday Health

Assista também: