Você provavelmente já ouviu falar sobre o treino funcional e ficou na dúvida sobre o que exatamente significa esse “funcional” no nome.
O treino funcional é uma modalidade de exercício que tem como objetivo melhorar a capacidade do corpo de realizar as atividades diárias - por isso a definição de “funcional”, já que melhora o corpo para funcionar em atividades comuns da nossa rotina
Diferente dos treinamentos tradicionais de musculação, por exemplo, que muitas vezes isolam músculos específicos, o treino funcional trabalha o corpo de forma integrada, promovendo movimentos naturais que envolvem múltiplas articulações e grupos musculares.
Diversos estudos já se propuseram a entender os benefícios do treino funcional para o corpo. Um deles, por exemplo, publicado na Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, aponta que o treino promove um “aprimoramento sinérgico, integrado e equilibrado de diferentes capacidades físicas”.
Isso significa que esse tipo de treino faz com que o corpo todo trabalhe de forma específica para melhorar movimentos funcionais, ou seja, aqueles exigidos em tarefas diárias.
Segundo a pesquisa, as sessões devem focar no aprimoramento de padrões básicos de movimento, além de “estimular adequadamente a força em situações instáveis e assimétricas, a potência muscular e a capacidade cardiorrespiratória e ativar frequentemente músculos estabilizadores”.
Entre os benefícios do treino funcional, é possível destacar:
O treino funcional pode ser adaptado para diferentes níveis de condicionamento físico e necessidades individuais. Vamos entender como fazer!
O treino funcional é caracterizado por exercícios que simulam movimentos naturais do dia a dia, como agachar, levantar, puxar, empurrar, girar e pular. Alguns exemplos de exercícios comuns incluem:
Essa variedade de exercícios é ótima para aprimorar as habilidades do corpo - e isso pode ser feito apenas com a resistência corporal, mas também com materiais específicos, que tornam o treino dinâmico e desafiador. Os materiais mais usados são:
O uso de cada material vai depender do objetivo e da orientação de um profissional da educação física. De forma geral, autores apontam que a principal característica do treino funcional é baseado na especificidade, ou seja, “trabalhar especificamente aquilo que se quer melhorar nas atividades cotidianas”.
Como vimos, o treinamento funcional é um método eficiente que contribui para a evolução de habilidades utilizadas no cotidiano ou para determinada atividade específica, além de ajudar no desenvolvimento de outras capacidades físicas, como força, flexibilidade, equilíbrio, resistência muscular, entre outras
“É uma atividade que deve envolver o trabalho do corpo em sua totalidade, respeitando os limites de cada um, baseando-se na funcionalidade e especificidade, para alcançar resultados positivos”, diz um trecho do estudo.
Se você quer começar, lembre-se de buscar orientação de um profissional habilitado, que saberá treinar as habilidades que você precisa desenvolver de acordo com suas possibilidades e limitações, ok?
Fausto Fagioli Fonseca
Formado em jornalismo e pós-graduado em jornalismo esportivo, atua na área de esportes e saúde desde 2008. @faustoffonseca