O que faz um relacionamento dar certo?

Por que alguns casais permanecem juntos e outros não? Essa pergunta desperta cada vez mais interesse numa época em que o interesse pelo casamento

Jairo Bouer Publicado em 01/06/2020, às 19h26 - Atualizado às 19h28

-

Por que alguns casais permanecem juntos e outros não? Essa pergunta desperta cada vez mais interesse numa época em que o interesse pelo casamento tradicional parece ter diminuído, e que ninguém mais é obrigado a ficar com alguém só para agradar a família ou a sociedade.

Segundo uma equipe de psicólogos da Universidade de Administração de Cingapura, tudo depende do quanto os envolvidos se sentem preparados e interessados num relacionamento sério. Com dois estudos publicados no ano passado, mas divulgados apenas agora, os pesquisadores descobriram que essa motivação influencia a maneira como as pessoas se sentem em relação ao relacionamento.

A primeira pesquisa contou com 197 pessoas de diferentes idades envolvidas em relacionamentos românticos. Os questionários respondidos mostraram que aquelas com maior desejo de compromisso, e que percebiam o mesmo nos parceiros, eram as que estavam mais seguras sobre a estabilidade futura do casal.

O segundo estudo contou com 275 estudantes de graduação, e os resultados foram parecidos: quanto maior o desejo em ter um relacionamento sério, menor a tendência a relatar ideias de separação.

A equipe também queria saber como seria o impacto dessa vontade de ter algo sério na atração por outras pessoas. Para isso, eles recrutaram 187 estudantes de graduação solteiros e os convidaram para visualizar perfis de candidatos que incluíam foto, biografia, informações diversas e seu interesse em relacionamentos de curto ou longo prazo. Como previsto, os estudantes tendiam a se interessar mais pelos candidatos que expressavam interesse em algo duradouro, independente das outras características.

Os autores do estudo observam que essa influência pode ter um lado negativo: quando o foco está no compromisso, uma pessoa pode acabar se envolvendo com alguém que não supre suas necessidades, ou que não tem outras qualidades importantes, como ser atencioso e compreensivo.

As análises sugerem que a maioria das pessoas ainda deseja ter um relacionamento sério. Mas o curioso é que quanto maior o interesse em compromisso, mais estratégica é a pessoa: ela busca parceiros que também demonstrem esse desejo, e tende a evitar quem só quer aventura.

Você pode achar que os menos interessados em compromisso fazem a mesma coisa, certo? Não foi isso que o estudo constatou. Parece que os aventureiros são apenas menos restritivos na hora de paquerar. Quem estiver em em busca de um marido ou de uma mulher que se cuide.

comportamento relacionamento casamento sexualidade paquera aventura compromisso