Fausto Fagioli Fonseca Publicado em 08/07/2021, às 17h00
Propriocepção é a capacidade que o corpo tem de se localizar no espaço e, assim, manter o equilíbrio adequado para cada movimentação que é realizada. Quanto melhor desenvolvida essa autopercepção espacial, melhores são o equilíbrio, a postura, os movimentos durante as práticas esportivas e o reflexo.
Em outras palavras, a propriocepção pode ser definida como a sensação corporal no espaço, uma espécie de fluxo contínuo de informações sensoriais recebidas pelos receptores encontrados nos músculos, tendões, articulações e ouvido interno.
“A propriocepção é um dos feedbacks sensoriais mais importantes que possuímos, pois, por meio deles, conseguimos nos equilibrar e realizar tarefas motoras com precisão sem depender da visão”, explica Rodrigo Lobo, sócio-diretor e treinador da Lobo Assessoria Esportiva.
É possível melhorar a propriocepção por meio de exercícios específicos que trabalham os músculos responsáveis pelo equilíbrio e pela estabilidade. Esses exercícios focados em melhorar a propriocepção ativam e trabalham os músculos estabilizadores, como a região do core, tornando o movimento mais eficiente e gerando flexibilidade.
Confira:
Com o movimento mais eficiente, há uma diminuição na probabilidade de lesões, sobretudo em práticas esportivas. Além disso, idosos também se beneficiam da prática, pois ela ajuda no alívio e na prevenção de dores.
Uma revisão bibliográfica realizada nas Faculdades Integradas do Brasil aponta que “a maioria dos achados sugere que a propriocepção é um fator importante na reabilitação e deve ser realizada tanto como prevenção como no tratamento de lesões do joelho e do tornozelo, tendo efeitos consideráveis em curto e longo prazo”.
Os exercícios de propriocepção estimulam uma rápida resposta músculo-tendínea. “Geralmente, utilizamos exercícios de equilíbrio, sejam unipodais ou bipodais (sobre um ou dois pés), com ou sem uso da visão. A sugestão é sempre ter um profissional prescrevendo os treinos, que podem ser realizados em casa mesmo e de forma autônoma”, continua Lobo.
Alguns exemplos mais simples de exercícios de propriocepção incluem: tentar equilibrar-se em uma perna só (e depois alternar) ou atividades como abdominais usando o BOSU. Outros exemplos são: caminhar em linha reta na ponta dos pés, agachamento com uma perna só, ficar em pé sobre uma bola ou outra superfície instável e agachamentos seguidos de saltos.
Vale lembrar que os exercícios de propriocepção exigem acompanhamento de profissionais da educação física ou fisioterapeutas, pois se feitos de forma errada podem causar lesões.
“A propriocepção está intimamente relacionada à qualidade de vida e à longevidade pela manutenção das funções motoras básicas, desde as mais específicas às relacionadas à performance esportiva. Além disso, o treino proprioceptivo tem uma importante função de prevenção de lesões e reabilitação motora”, conclui o treinador.