Redação Publicado em 02/02/2022, às 11h00
Você provavelmente já teve algum sonho muito estranho de que se lembra até hoje e, talvez, ele possa até ter sido um sonho erótico. Mas, afinal, será que isso significa alguma coisa muito profunda sobre o subconsciente?
Embora os sonhos mais íntimos muitas vezes pareçam “normais”, quando têm como personagem principal um atual ou ex-parceiro, eles também podem ser aparentemente ilógicos e isso pode até assustar algumas pessoas.
Ter sonhos eróticos é mais comum do que você imagina e não está necessariamente ligado a uma libido descontrolada. Na verdade, os sonhos sexuais representaram cerca de 8% de todos os sonhos relatados – mais de 3.500 – em um estudo de Antonio Zadra, PhD, da Universidade de Montreal.
Você notará que a linguagem usada para compartilhar estatísticas e outros pontos de dados é bastante binária, flutuando entre o uso de “masculino” e “feminino” ou “homens” e “mulheres”. Embora normalmente evitemos linguagem como essa, a especificidade é fundamental ao relatar os participantes da pesquisa e os resultados clínicos. Infelizmente, os estudos e pesquisas mencionados nesse artigo não relataram dados ou incluíram participantes que eram transgêneros, não-binários, não conformes de gênero, queer, agênero ou sem gênero.
Conforme relatado pela Academia Americana de Medicina do Sono (AASM), a relação sexual foi o tipo mais frequente de conteúdo de sonho sexual entre homens e mulheres.
Os vice-campeões foram listados como:
O que mais chamou atenção nesse estudo é que homens e mulheres relataram ter orgasmos em cerca de 4% de seus sonhos sexuais.
De acordo com a analista especialista em sonhos, Layne Dalfen, sonhos sexuais com ex-parceiros podem revelar bastante sobre o que está acontecendo em sua vida atual.
“Todos os parceiros que você já teve estão no mesmo arquivo [mental] de outros relacionamentos importantes em sua vida”, explica Dalfen. “Se algo acontecer entre meu marido e eu, e eu for embora me sentindo rejeitada, o arquivo mental se abre naquela noite em meus sonhos, e eu posso escolher um namorado que tive quando tinha 18 anos. Isso porque aquele namorado me fez sentir exatamente da mesma forma que meu marido me fez sentir antes.”
Em outras palavras, tanto o parceiro passado quanto o presente são essencialmente intercambiáveis na terra dos sonhos.
Curiosamente, o estudo mencionado acima descobriu que 20% das mulheres – em comparação com 14% dos homens – relataram ver parceiros atuais ou passados em seus sonhos sexuais.
Se você está dormindo com um ex em seus sonhos, pergunte a si mesmo: “Quais são as primeiras coisas que vêm à mente quando penso nessa pessoa?”.
Seja uma nostalgia afetuosa ou uma rejeição de partir o coração, provavelmente existe um vínculo existente com sua realidade atual.
Se você está se dando bem com pessoas aleatórias em seus sonhos, observe um pouco mais as características que elas possuem.
“Se você está em um momento da vida em que realmente precisa dizer ou fazer alguma coisa, mas está com medo – pode acabar dormindo com seu chefe em seus sonhos, porque eles provavelmente têm aquela qualidade poderosa e assertiva que você precisa de si mesmo”, diz Dalfen.
Confira:
Nesse cenário, trata-se de algo que está faltando em sua vida e você quer.
“Se você já está na cama com essa característica em seus sonhos, por assim dizer, provavelmente está mais perto de alcançar a característica na vida real”, acrescenta ela.
Para pessoas não solteiras, isso pode se manifestar em sonhos sobre traição – há algo sobre aquela pessoa com quem você está dormindo em seu sono. Você provavelmente está se aproximando de outra parte de si mesmo através de outra pessoa, talvez uma parte que não está sendo expressa em seu relacionamento atual.
Dito isto, os sonhos sobre traição também podem ser interpretados literalmente. Se você está se sentindo insatisfeito, não se surpreenda se sua mente vagar pela terra dos sonhos ou por uma fantasia de liberdade, observa Dalfen.
Além disso, algumas pessoas têm sonhos sexuais com aqueles com quem nunca gostariam de dormir na vida real – mas, de alguma forma, é prazeroso em seus sonhos, levando-os a acordar extremamente confusos.
Quando perguntada sobre um exemplo, Dalfen mergulhou em uma anedota sobre um cliente que teve sonhos sexuais envolvendo alguém com quem ela nunca quis dormir “em um milhão de anos”.
“Perguntei a ela: 'O que você acha que fez recentemente, algo que pensou que nunca faria em um milhão de anos, mas adorou cada minuto?'”, diz ela. Dessa forma, a cliente foi capaz de conectar uma experiência recente da vida real ao cenário abstrato dentro de seu sonho. Era sua expressão subconsciente de tentar algo completamente novo, espelhando o mundo real, por mais estranha que possa parecer essa metáfora.
Simplificando, uma grande parte dos sonhos sexuais são ensaios que lembram como é se sentir bem. Se você tem um sonho quente, talvez tenha esquecido como é estar excitado. Pense nisso como seu subconsciente ajudando você.
“Chamaremos isso de 'pegue esse sentimento e corra com ele'”, diz Dalfen. Quem poderia argumentar com isso, certo?
Ela continua explicando que os orgasmos que temos em nossos sonhos são realmente o negócio real, um apelo do sonho pedindo para você “cuidar dos negócios”, como ela diz.
Como os próprios relacionamentos, a interpretação dos sonhos não é um tipo de coisa que serve para todos.
“As situações que desencadeiam qualquer sonho são muito específicas, conforme contadas pelas metáforas com as quais sonham”, diz Dalfen. “As imagens dos sonhos extraem seu significado da história pessoal e das associações do sonhador.”
E as experiências sexuais não são exceção! Então, seus sonhos sexuais estão tentando te dizer alguma coisa? Além de potencialmente querer mais sexo quando você está acordado, há muito espaço para análise e descoberta através de sonhos sexuais, se você estiver disposto a montar o quebra-cabeça.
Via: Healthline
Assista também: