Estudo alemão investiga ligação entre personalidade e características vocais
Redação Publicado em 12/05/2021, às 14h00
Em algum momento da vida, todo mundo já se encantou com a voz de uma pessoa. Mas será que podemos acreditar no julgamento dos nossos ouvidos? O que uma voz pode realmente revelar sobre alguém?
De acordo com um novo estudo da Universidade de Göttingen (Alemanha), as pessoas parecem expressar pelo menos alguns aspectos de sua personalidade pela voz.
Entre as descobertas, publicadas no Journal of Research in Personality, estão que um tom de voz mais baixo está associado a pessoas mais dominantes, extrovertidas e superiores em “sociosexualidade” - isto é, mais interessadas em sexo casual.
Os pesquisadores analisaram dados de mais de 2.000 participantes e incluíram informações de quatro países diferentes. Cada um dos entrevistados precisou preencher questionários sobre si mesmo a fim de medir a personalidade.
Além disso, eles também forneceram gravações de voz para que o tom pudesse ser medido por um programa de computador. Essa foi a primeira vez que a tecnologia entrou em ação em um estudo desse tipo - antes eram utilizadas classificações subjetivas de quão “alta” ou “profunda” uma voz pode soar.
A chamada “sociosexualidade” foi mensurada por meio da coleta de respostas sobre o comportamento sexual, atitude e desejo. A equipe também coletou dados para ter a classificação de dominância e outros traços de caráter, como neurótico, extrovertido, aberto a experiências, gentil e organizado.
Os achados revelaram que pessoas com vozes mais baixas eram mais dominantes, extrovertidas e maiores em “sociosexualidade” – por exemplo, estavam mais interessadas em sexo fora de um relacionamento.
Entretanto, a relação entre tom de voz e traços de personalidade parece menos clara e, segundo os pesquisadores, é possível que essas características não sejam expressas através da voz. Eles também não encontraram diferenças significativas entre homens e mulheres.
Para os autores, as vozes das pessoas são capazes de provocar uma impressão imediata, mesmo que a ouçamos sem estar olhando para a pessoa, como é o caso de uma ligação por telefone.
Os pesquisadores acreditam ainda que, através da voz, é possível perceber se a pessoa está interessada, amigável, triste, nervosa ou se tem uma voz atraente, além de trazer informações sobre confiança e dominância.
Veja também:
Arrepender-se não impede você de cometer os mesmos erros, diz pesquisa
Por que os jovens estão fazendo menos sexo casual?
Transtornos de personalidade: conheça os tipos e seus sintomas
Qual a diferença entre o transtorno de borderline e o bipolar?