Redação Publicado em 21/12/2021, às 17h00
Ah, o verão! Dia 21 de dezembro marca o início da estação mais quente do ano no hemisfério sul e, junto com ela, também chegam dias mais longos, com praia, sol, piscina e férias.
Porém, mais horas de exposição à luz do dia e o tempo quente, seco ou úmido podem afetar a pele de diferentes formas. Conheça alguns cuidados que podem te ajudar a aproveitar o verão sem deixar de lado a saúde da pele.
O topo da lista de cuidados com a pele do verão é ocupado pelo protetor solar. É muito importante proteger a pele do sol porque, caso contrário, ela envelhecerá muito mais rápido, além de elevar o risco de câncer de pele.
No verão, devido ao clima mais quente, há uma tendência maior de passarmos mais tempo ao ar livre. Por isso, o protetor solar deve ser aplicado todos os dias – inclusive durante os meses de inverno – e ter, pelo menos, fator 30 de proteção.
De modo geral, o ar não fica tão seco no verão como no inverno. Mas, mesmo assim, é recomendado não abandonar o hidratante porque a pele também pode ficar ressecada na estação mais quente do ano.
Devido às temperaturas elevadas, uma boa opção é optar por um hidratante mais leve. Existem ainda produtos com fator de proteção solar (FPS), sendo uma camada extra de defesa contra os raios do sol – mas lembre-se: o hidratante com FPS não substitui o protetor solar.
Em dias mais quentes, usar muita maquiagem pode deixar sua pele com uma camada extra desnecessária, bem como sair mais facilmente. Tente diminuir a quantidade ou, até mesmo, fazer algumas pausas para a pele respirar.
Confira:
Da mesma forma que os hidratantes, algumas maquiagens também fornecem um fator de proteção solar (FPS), funcionando como uma ajuda extra na cobertura contra os raios solares prejudiciais.
O protetor solar é importante no verão e o suor é um processo natural do corpo. Mas ambos podem afetar os poros e é nesse momento que entra em cena a esfoliação.
Embora no verão seja permitido esfoliar o rosto com mais frequência, a sugestão é limitar essa prática a uma ou duas vezes por semana. Além disso, evite fazê-la se a pele estiver queimada do sol.
Quem não quer ficar com a “marquinha de biquini” durante o verão? Aquelas pessoas que são propensas ao bronzeamento e não à vermelhidão podem desejar pular a etapa de passar o protetor solar antes de tomar sol. Mas, mesmo que o bronzeado não seja doloroso, ainda é tecnicamente um “dano solar”.
O escurecimento da pele é uma resposta à radiação dos raios ultravioletas, provocando lesões nas células da pele. Assim, uma boa opção para quem quer ficar com o bronzeado em dia sem prejudicar a saúde da pele é utilizar o autobronzeador.
Além de ter uma rotina de cuidados com a pele no verão, as roupas também podem ser aliadas na proteção contra os raios solares durante a estação mais quente do ano. Veja alguns exemplos:
Quando está quente, você pode sentir a necessidade de lavar o rosto ou de tomar banho constantemente. Mas especialistas explicam que essa não é a orientação. Nosso corpo tem seus fatores hidratantes naturais, que retêm a água na pele e, ao lavarmos, podemos retirá-los e acabar deixando a pele desidratada.
Em vez disso, a recomendação é tomar banho uma vez ao dia e/ou depois de praticar atividades físicas. O ideal é enxaguar o rosto com um sabonete suave de manhã e à noite ou após suar.
Fonte: Healthline
Veja também: