Doutor Jairo
Leia » Autoestima

Obsessão com aparência aumenta ansiedade ao namorar, mostram pesquisas

Há um limite para nervosismo em encontros - iStock
Há um limite para nervosismo em encontros - iStock

Redação Publicado em 03/12/2021, às 12h00

Sentir um pouco de nervosismo antes de um encontro romântico é totalmente normal, ainda mais se é a primeira vez que o casal está saindo. Mas, geralmente, esse sentimento diminui quando a conversa começa a fluir e os dois se sentem mais confortáveis.

Mas, para aqueles que se preocupam demais com a aparência, a experiência de namoro pode ser menos agradável. As descobertas de um novo estudo sobre imagem corporal e namoro publicado na revista Body Image mostram que os indivíduos mais preocupados com a aparência tendem a sentir uma ansiedade mais severa durante o relacionamento.

Como pesquisadora de imagem corporal, a principal autora do estudo, Viren Swami, PhD, professora de psicologia social na Anglia Ruskin University em Cambridge, Inglaterra, estava interessada em saber se a ansiedade no namoro poderia resultar de fatores relacionados à aparência, em vez das áreas usuais de pesquisa sobre ansiedade em relacionamentos, como uso problemático da internet ou rejeição dos pais.

Para descobrir, o estudo mediu a orientação para a aparência, que se refere ao investimento de uma pessoa em sua aparência, de 501 indivíduos. Os participantes, com idade média de 21 anos, preencheram questionários relatando sua relação com afirmações como “Quando se trata de exibir meu físico / figura para os outros, sou uma pessoa tímida”, “Antes de sair em público, sempre observo minha aparência” e “Tenho medo de que a pessoa com quem estou namorando encontre defeitos em mim”.

Os resultados revelam que uma fixação maior na aparência física está associada a uma maior ansiedade em contextos de namoro e maior estresse social.

“O namoro pode ser especialmente difícil para esses indivíduos, e eles são mais propensos a evitar situações e atividades nas quais seus corpos e aparência possam ser examinados, como os primeiros encontros”, disse Swami.

Ela ainda observa que essas questões estão “longe de ser triviais para os jovens adultos”, pois podem levar a vários problemas de saúde mental e comportamental, como solidão, autoestima, problemas de confiança e desenvolvimento sexual mais pobre.

Como lidar com a ansiedade sobre a aparência?

Se você está sentindo ansiedade por conta de sua aparência antes de sair para um encontro, um passo importante a ser dado é verificar quem você está namorando. As conversas realizadas antes do encontro podem funcionar como uma “pré-entrevista” para ajudar a determinar se a pessoa é superficial e se só vai piorar sua ansiedade.

Depois de considerar a pessoa uma candidata digna, você pode lidar com a ansiedade que vem de dentro.

Ao lidar com quaisquer problemas relacionados à imagem corporal, lembre-se de que eles podem ter raízes profundas. Manter uma atitude positiva em relação ao corpo pode ser difícil. Incorporar afirmações positivas sobre seu corpo, mente e espírito pode ajudá-lo a se sentir mais fundamentado e a desviar o foco de quaisquer pensamentos negativos.

Apps de namoro não inibem o amor, conclui estudo

Pense em você como uma pessoa total, que é o que você é, não apenas um corpo, e use seus pontos fortes!

Ao mesmo tempo, o autocuidado é uma parte importante do amor próprio. Robyn Pashby, PhD, psicóloga especializada em questões relacionadas ao peso e ao corpo, recomenda exercícios regulares, meditação e higiene saudável do sono para priorizar sua saúde mental.

Confira:

“Ao se envolver nessas práticas antes de um encontro, você aparecerá no dia sentindo-se o melhor que pode sentir”, diz Pashby. “Ensinar seu corpo que você pode sentir ansiedade, se envolver em uma estratégia de enfrentamento saudável e fazer o que quiser de qualquer maneira, como ir a um encontro, é uma ótima maneira de construir confiança com o tempo.”

E não vamos esquecer que essa é uma parte da vida que todos vivenciam em um momento ou outro. Até as celebridades apelidadas de “mais bonitas” pela mídia têm inseguranças em torno de seus “looks”. Concentrar-se nessas inseguranças é onde começa o problema.

“Verifique a história em sua cabeça”, diz Pashby. “Antes de sair pela porta para encontrar seu par, reescreva a história com uma verdade mais equilibrada.”

Lembre-se que, muito provavelmente, seu par também está lidando com algumas inseguranças. Ter em mente que vocês dois têm muito a oferecer e nenhum de vocês é perfeito pode diminuir a pressão que colocaram sobre a situação.

“Meu único trabalho é entrar neste lugar, conhecer uma nova pessoa e partir daí”, diz Pashby.

No entanto, se você continuar lutando contra a imagem corporal ou a ansiedade social em torno de sua aparência, mesmo depois de seguir essas etapas, pode ser hora de procurar ajuda profissional, como grupos de apoio ou psicoterapia. Esses ambientes podem ajudar a chegar à raiz do problema e iniciar o processo de cura.

Via: Very Well Mind

Assista também: