Metade dos pacientes bipolares evita tomar seus remédios

Pesquisa descobriu que os principais motivos envolvem efeitos colaterais, falta de apoio e medo de vício

Redação Publicado em 19/05/2021, às 12h15

Pesquisa avaliou mais de três mil pessoas entre pacientes e profissionais de saúde - iStock

Inúmeras doenças que envolvem a saúde mental têm tratamentos que, normalmente, passam por terapia e remédios controlados. Contudo, não é todo mundo que segue as indicações médicas; é o que indicam as pesquisas da Norfolk e Suffolk NHS Foundation Trust (NSFT) e da University of East Anglia (UEA), que buscaram entender por que alguns pacientes diagnosticados com bipolaridade não tomam seus remédios.

Seis fatores que diminuem a vontade de tomar os remédios

Quando uma pessoa que tem transtorno de bipolaridade não toma os remédios indicados, ela pode ter problemas que variam entre recaídas, problemas nos relacionamentos, hospitalização e até o aumento do risco de suicídio.  

De acordo com a pesquisa, realizada com 3.2894 pessoas, entre elas pacientes e profissionais de saúde, foram seis os motivos para que as pessoas não tomassem corretamente seus remédios:

Segundo Asta Ratna Prajapati, uma das responsáveis pelo estudo, metade das pessoas com transtorno bipolar não toma seus medicamentos. Para ela, uma das saídas para melhorar essa situação é orientar os médicos a conversarem com os pacientes sobre seus pensamentos e experiências com os medicamentos que tomam, prestando atenção especial a essas questões que podem impedir os pacientes de tomar seus remédios.

Veja também:

remédio bipolar transtorno de bipolaridade

Leia também

Cachorros podem ajudar no alívio de estresse, segundo estudo


Confira dicas para dormir melhor sem fazer uso de remédio


É possível tratar depressão de pessoas com demência sem remédio, diz estudo


Por que não se deve misturar álcool e remédio?