Com a nova onda de contaminados, fica a dúvida de se é permitido fazer um isolamento conjunto
Redação Publicado em 12/01/2022, às 12h00
Infelizmente, 2022 começou com uma nova onda de contaminados pela Covid-19 e, embora – graças à vacina – a doença já não esteja mais tão fatal, ela ainda exige cuidados, como o isolamento. Mas, e se mais de uma pessoa da mesma casa se contaminar com o vírus, será que faz sentido fazer o isolamento em conjunto?
“Ninguém está falando sobre isso”, alertou William Schaffner, especialista em doenças infecciosas e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Vanderbilt, à Health. Embora seja compreensível querer ter um companheiro de isolamento, Schaffner diz que há algumas coisas a serem lembradas se você tiver interesse em se isolar com um amigo, parceiro ou ente querido.
“Haverá circunstâncias em que as pessoas na mesma casa são positivas simultaneamente ou quase ao mesmo tempo, e elas ficarão sem máscara se morarem juntas – com certeza isso vai acontecer”, comenta o médico.
Isso pode criar algumas nuances e perguntas que não seriam um problema se você se isolasse sozinho, diz Schaffner. Um grande exemplo é o tempo: se você testar positivo para Covid-19 um dia e seu parceiro testar positivo dois dias depois, ainda é recomendado manter o cronograma individual de isolamento. “Você tem que contar os cinco dias individualmente”, diz ele.
Confira:
Há também uma pergunta sobre variantes. É difícil descobrir qual variante da Covid-19 você tem. Tecnicamente, há uma chance de você ter uma variante, como Delta, enquanto alguém em sua casa tem outra, como Ômicron, diz Schaffner.
Mesmo se você tivesse uma variante e alguém com quem você está se isolando tivesse outra, Schaffner diz que é improvável que você troque as variantes. “Existe alguma imunidade cruzada entre as variantes”, ressalta.
No fim, essa é uma decisão muito particular de cada pessoa, mas deve-se saber dos riscos. Schaffner, por exemplo, recomenda apenas tomar o isolamento “pelo seu valor nominal” [recomendação individual do tempo de isolamento] e realmente ficar longe dos outros por alguns dias. Já Amesh A. Adalja, estudioso sênior do Johns Hopkins Center for Health Security, disse à Health que você pode se isolar com outra pessoa, se preferir. “Se vários membros de uma família ou famílias distintas são positivas para Covid, eles podem se isolar juntos”.
No entanto, se você decidir se isolar com outra pessoa, certifique-se de que todos realmente precisam estar em isolamento, ou seja, não assuma apenas que, porque alguém foi exposto ao coronavírus, ele tem a doença. Aliás, é para isso que serve a quarentena: um momento em que você fica longe dos outros depois de ter sido exposto para ver se desenvolve algum sintoma. “[Isolar-se com os outros] geralmente é considerado bom, desde que ambos já estejam infectados”, explicou John Sellick, especialista em doenças infecciosas e professor de medicina da Universidade de Buffalo / SUNY, à Health. “Mas se vocês foram expostos juntos, mas apenas uma pessoa está doente, você não deve presumir automaticamente que a outra está infectada e se isolar de qualquer maneira”.
Via: Health
Assista também:
Entenda por que trabalhar na cama pode ser ruim
Brasil teve 24,7% menos diagnósticos de câncer de pele durante a pandemia
Gripe está relacionada ao agravamento de doenças cardíacas, diz estudo
Já estou 100% imunizado; por que preciso continuar usando máscara?