Pessoas sentem mais culpa após comer em buffet barato, sugere estudo

Experimento mostra que fatores como o preço podem interferir na saciedade e no bem-estar que uma refeição proporciona

Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h35 - Atualizado às 23h55

-

Você gosta de comer em restaurantes com que oferecem um preço camarada para você comer à vontade? E já parou para pensar em como se sente depois da refeição? Um estudo norte-americano revela que a maioria das pessoas come demais e sente culpa depois comer em locais desse tipo.

Pesquisadores da Universidade de Cornell, especializados em comportamento alimentar, realizaram um estudo com 139 pessoas. As pessoas eram abordadas em frente a um restaurante italiano. Metade do grupo recebia um cupom com a frase “coma o quanto aguentar” por apenas $ 8, ou cerca de R$ 32. À outra metade foi oferecido um desconto de 50%, ou seja, uma refeição muito barata para os padrões americanos.

A equipe descobriu que os participantes que pagaram menos sentiram mais culpa e desconforto do que aqueles que pagaram mais, mesmo tendo comido mais ou menos a mesma quantidade. O que mostra que fatores como o preço podem interferir na saciedade e no bem-estar que uma refeição proporciona.

Os resultados trazem a seguinte lição: ao comer em um buffet barato, tenha consciência e procure fazer escolhas saudáveis, em vez de tentar aproveitar o  preço reduzido para comer tudo o que vê pela frente.

comportamento comportamento alimentar obesidade fome saciedade preço início