Doutor Jairo
Leia » Animais

Picada de mosquito: por que coça tanto?

As picadas são feitas pelas fêmeas, que precisam do sangue humano para desenvolverem seus ovos - iStock
As picadas são feitas pelas fêmeas, que precisam do sangue humano para desenvolverem seus ovos - iStock

Redação Publicado em 21/07/2022, às 16h00

Dependendo do lugar, os mosquitos estão por toda a parte e em qualquer período do ano. No verão, os repelentes se tornam praticamente nossos melhores amigos na tentativa de fugir das incômodas picadas. Mas por que será que elas coçam tanto?

Segundo o professor de biologia Flávio Landim, só as fêmeas picam e elas são atraídas pelo odor do gás carbônico liberado pela respiração e pelo suor.A coceira, por sua vez, acontece porque, ao picar, o inseto suga o sangue e acaba injetando uma pequena quantidade de saliva, que contém anticoagulantes e enzimas que o ajudam a extrair o sangue com mais facilidade. 

Dessa forma, o nosso sistema imunológico “combate” essa saliva injetada pela picada, levando o organismo a produzir anticorpos. Essa resposta do corpo leva à produção e à liberação de histamina, substância responsável por desencadear uma reação inflamatória. 

O lugar onde ocorre a troca de substâncias entre o sangue e os tecidos adjacentes é chamado de capilares, que ficam mais permeáveis com esse processo e fazem com que os vasos sanguíneos localizados mais próximos da região afetada fiquem inchados, o que resulta na picada rosada e irritada que causa a coceira.

Confira:

Dicas para evitar picadas

Conheça alguns cuidados que podem ajudar a evitar as temidas picadas de pernilongo:

1. Coloque telas de proteção

Manter janelas e portas cobertas com telas é uma boa alternativa para evitar que o mosquito entre no interior dos ambientes, além de manter o local com a luz natural e ventilado. 

2. Cuidado com as plantas

Ter plantas em casa é benéfico por elas ajudarem na purificação do ar, mas é preciso ter certos cuidados. É importante deixar o solo úmido, mas sem que a água se acumule, para evitar a proliferação dos mosquitos, principalmente do Aedes Aegypti, que transmite a dengue.

3. Use repelentes

Os repelentes são outra boa opção, pois ajudam a “afugentar” os pernilongos e outros insetos. Repelentes naturais, como as velas de citronela, limão com cravo ou plantas como alecrim e gerânio, podem ser adotados. Também é válido comprar os de farmácia ou eletrônicos para utilizar nas tomadas de casa.

4. Deixe a casa ventilada

O ventilador também ajuda a manter o pernilongo longe, já que com a força do vento ele não consegue voar. Além disso, também diminuiu o cheiro de gás carbônico liberado pela respiração e pelo suor. 

Veja também: