Redação Publicado em 26/11/2022, às 08h00
Você já ouviu falar da pliometria ou dos exercícios pliométricos? O termo se refere a exercícios cuja técnica envolve uma rápida ação excêntrica e concêntrica (alongamento e contração) dos músculos, como saltos em caixas, pular corda e polichinelos, por exemplo.
Esses são considerados exercícios de explosão e servem como ótimos complementos para outros esportes, como a corrida, por exemplo, pois favorecem o ganho de flexibilidade, de equilíbrio e de condicionamento. Eles também são chamados de exercícios de explosão e são muito comuns nas academias de treinamento funcional e de Crossfit.
Os exercícios pliométricos exigem dos músculos impulsão, potência e agilidade, tanto na fase concêntrica quanto excêntrica. Por isso, são muito usados por treinadores de outras modalidades, como corrida, basquete e futebol.
A técnica de pliometria pode ajudar ainda no fortalecimento dos músculos inferiores e superiores, pois os exercícios são capazes de recrutar todo o corpo e seus movimentos são multidirecionais.
Antes de começar a praticar os exercícios pliométricos, faça um check up médico e lembre-se de contar com a ajuda de profissionais da educação física. Pessoas destreinadas ou com sobrepeso devem ter cuidado ao executá-los para evitar lesões. O ideal é começar com exercícios mais simples e com baixo impacto.