Entenda se é adequado realizar treinos de corrida todos os dias da semana
Fausto Fagioli Fonseca Publicado em 08/05/2023, às 09h00
Correr proporciona diversos benefícios para o corpo, como fortalecimento e definição muscular e alta queima de calorias. Porporciona, também, uma sensação de bem-estar pelos hormônios que são liberados durante a prática. Mas será que faz bem correr todos os dias, sem pausas ou descanso?
A primeira resposta é: depende. Atletas de elite ou que estão em um grau avançado podem, em determinado período da preparação, realizar treinos todos os dias. Porém, pessoas que estão começando a correr ou mesmo que ainda estão em um nível intermediário devem priorizar dias de repouso total entre os dias de treinamento.
O iniciante na corrida não vai correr todos os dias. Ele precisa ter mais descanso de uma sessão para outra até pelo fato de a corrida ser um esporte de impacto e, sendo ele iniciante, ele não tem as estruturas muscular, de tendão e de ligamento prontas para receberem esse tipo de impacto", explica Emídio Peres, profissional da educação física e pós-graduado em biomecânica e fisiologia do exercício.
Segundo ele, cada vez que o pé toca o solo ao longo da movimentação da corrida, haverá o impacto de duas vezes o peso em cada perna. Assim, sem uma recuperação completa entre os dias de exercício, a tendência é se machucar.
Segundo o treinador da assessoria esportiva Pacefit, sim, corredores iniciantes precisam de um melhor repouso entre os treinos. Na medida em que a pessoa ganha mais condicionamento e tem mais tempo de treino com regularidade, ela pode ter mais treinos semanais.
Emídio indica que pessoas de nível intermediário para avançado, considerando intermediária uma pessoa que já tem pelo menos um ano de treino para cima e avançada algo de três a quatro anos para cima, podem correr mais vezes na semana alternando sessões de treino intenso em um dia com sessões mais leves em outro.
Segundo ele, do ponto do ponto de vista muscular, essas pessoas são mais preparadas por estarem em atividade há mais tempo. "Elas também têm um condicionamento cardiorrespiratório melhor e terão condições de manter uma frequência cardíaca menor ao longo do exercício", acrescenta.
Em iniciantes, mesmo alternando dias de corrida com de caminhada, a frequência cardíaca média vai ser mais alta. Então a gente junta as duas coisas. A frequência cardíaca, junto com o a parte muscular, não estão preparadas. Então não tem sentido um iniciante correr todos os dias".
Pessoas de nível avançado podem fazer treinos de corrida todos os dias, dependendo da fase da preparação, do objetivo e das orientações do treinador. Mas essa é uma pequena parcela das pessoas que correm.
Ao ter um maior volume de treino pensando em uma maratona, por exemplo, isso vai favorecer com que você desenvolva várias capacidades tanto em treinos mais leves quanto em treinos mais intensos. Você consegue desenvolver as diferentes necessidades pra por exemplo fazer uma corrida, uma maratona num ritmo mais rápido", fala o treinador
Ele cita o exemplo de atletas de elite, que pode acumular um volume semanal de treino de até 200 km em uma preparação para a maratona. "Para 'pessoas normais', 70 km, 80 km semanais já é um volume bem considerável", fala ele. Inciantes, por exemplo, podem se beneficiar com um volume semanal de treino de 20 km a 30 km.
Lembre-se que para evoluir com segurança no esporte, evitando lesões, consultar um profissional da educação física é o melhor caminho. Ele saberá periodizar os seus treinamentos semanais de acordo com suas capacidades e necessidades.
Corrida vs. idade: qual o benefício de praticá-la até ficar mais velho?
Fartlek: já ouviu falar deste treino de corrida?
Treino intervalado na corrida: o que é e como fazer?
5 dicas para escolher um tênis de corrida