Entenda por que é recomendado que, principalmente as mulheres, sempre façam xixi após o sexo
Redação Publicado em 17/03/2022, às 10h00
Você já ouviu falar sobre a importância de fazer xixi após o sexo? Bom, essa história vem do fato de que esse costume poderia ajudar a evitar uma infecção do trato urinário (ITU). Ela é provocada pela presença de micro-organismo patogênico (que provoca doença) na urina e, consequentemente, nas vias urinárias, incluindo uretra, ureter, bexiga, rins e, em caso de homens, próstata e epidídimo.
Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), as mulheres são mais propensas a terem ITU, sobretudo porque possuem menor extensão anatômica da uretra do que os homens e maior proximidade entre a vagina e o ânus.
Há um debate entre os especialistas sobre esse assunto. Algumas autoridades de saúde, incluindo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), recomendam urinar após o sexo para prevenir ITUs. Segundo eles, isso poderia ajudar a eliminar as bactérias que estão perto da uretra e evitar que entrem no trato urinário.
Confira:
No entanto, uma pesquisa publicada em uma edição de 2016 do American Family Physician sugere que urinar após o sexo não tem nenhum efeito protetor mensurável. Ainda assim, observam os pesquisadores, é uma coisa segura e razoável a se fazer.
Algumas outras maneiras de prevenir incluem:
Assista também:
É preciso trocar os lençóis depois de fazer sexo?
Pesquisadores explicam como o sexo afeta nossos cérebros
6 mitos comuns sobre o lubrificante íntimo que precisam ser derrubados
O tamanho do clitóris pode influenciar no sexo?