Até uma rápida exposição ao logo tipo da rede social gera uma resposta do sistema de recompensa, segundo pesquisa
Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h48 - Atualizado às 23h53
Algumas pessoas até tentam dar um tempo para Twitter, Facebook e Instagram, mas acabam voltando. Pesquisadores holandeses e norte-americanos decidiram investigar por que isso acontece, e confirmaram o que muita gente já sabia: mídia social dá prazer. E ficar sem ela causa fissura.
Cientistas das universidades do Michigan, de Vrije e Radboud Nijmegen fizeram dois experimentos diferentes com usuários assíduos e menos frequentes do Facebook. Eles descobriram que até uma rápida exposição a qualquer imagem relacionada à rede, como o logotipo ou uma captura de tela, foi capaz de gerar uma resposta prazerosa, como uma recompensa, nos usuários mais frequentes.
Depois da imagem que remetia à rede, os participantes eram expostos a um símbolo chinês. Mais tarde, eles tinham que avaliar o símbolo, e a maioria afirmou que a imagem chinesa trazia uma sensação agradável também. Para a equipe, é uma espécie de condicionamento, difícil de ser desaprendido.
No segundo experimento, eles convidaram os participantes a medir sua fissura por Facebook. Eles detectaram que muitos usuários sofriam uma espécie de culpa pela “tentação” de ficar o tempo todo na rede. Tentavam se afastar e, daí, falhavam, o que gerava uma sensação ruim constante.
Para essas pessoas, os autores recomendam tirar o atalho da tela inicial do celular, por exemplo. Isso poderia aliviar a fissura e, por consequência, a culpa por não conseguir se controlar diante da rede. Os dados foram publicados na revista Cyberpsychology, Behavior and Social Networking.