Por que é tão difícil romper com as mídias sociais?

Até uma rápida exposição ao logo tipo da rede social gera uma resposta do sistema de recompensa, segundo pesquisa

Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h48 - Atualizado às 23h53

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Algumas pessoas até tentam dar um tempo para Twitter, Facebook e Instagram, mas acabam voltando. Pesquisadores holandeses e norte-americanos decidiram investigar por que isso acontece, e confirmaram o que muita gente já sabia: mídia social dá prazer. E ficar sem ela causa fissura.

Cientistas das universidades do Michigan, de Vrije e Radboud Nijmegen fizeram dois experimentos diferentes com usuários assíduos e menos frequentes do Facebook. Eles descobriram que até uma rápida exposição a qualquer imagem relacionada à rede, como o logotipo ou uma captura de tela, foi capaz de gerar uma resposta prazerosa, como uma recompensa, nos usuários mais frequentes.

Depois da imagem que remetia à rede, os participantes eram expostos a um símbolo chinês. Mais tarde, eles tinham que avaliar o símbolo, e a maioria afirmou que a imagem chinesa trazia uma sensação agradável também. Para a equipe, é uma espécie de condicionamento, difícil de ser desaprendido.

No segundo experimento, eles convidaram os participantes a medir sua fissura por Facebook. Eles detectaram que muitos usuários sofriam uma espécie de culpa pela “tentação” de ficar o tempo todo na rede. Tentavam se afastar e, daí, falhavam, o que gerava uma sensação ruim constante.

Para essas pessoas, os autores recomendam tirar o atalho da tela inicial do celular, por exemplo. Isso poderia aliviar a fissura e, por consequência, a culpa por não conseguir se controlar diante da rede. Os dados foram publicados na revista Cyberpsychology, Behavior and Social Networking.

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