Redação Publicado em 19/10/2021, às 14h00
Hoje em dia, quase todo mundo trabalha sentado. E isso por horas. Pode ser home office ou no escritório. E muitos, quando não estão sentados trabalhando, estão sentados no carro ou no transporte público. E quando o trabalho acaba, é comum sentar-se novamente para assistir à televisão ou a uma série no notebook. Este tempo todo na mesma posição não faz nada bem para o corpo.
Veja alguns problemas que podem surgir se você ficar por muito tempo na posição sentada:
Os cientistas notaram que algo estava acontecendo em um estudo que comparou dois grupos semelhantes: motoristas de trânsito, que ficam sentados a maior parte do dia, e condutores ou guardas, que não sentam. Embora as dietas e estilos de vida fossem muito semelhantes, aqueles que ficavam mais tempo sentados tinham duas vezes mais chances de ter doenças cardíacas do que os outros.
É mais provável que você morra mais cedo de qualquer causa se ficar na posição sentada por longos períodos. Isso mesmo que você se exercite todos os dias. Claro, isso não é desculpa para não ir à academia, mas um alerta para mexer-se mais ao longo do dia!
Se você ficar tempo demais na posição sentada seu cérebro pode ficar parecido com o de alguém com demência. Sentar-se por longos períodos também aumenta o risco de doenças cardíacas, diabetes, derrame, pressão alta e colesterol alto, que desempenham um papel importante na condição. Movimentar-se ao longo do dia pode ajudar ainda mais do que os exercícios a reduzir o risco de todos esses problemas de saúde.
Os efeitos de ficar sentado demais são difíceis de neutralizar com exercícios. Mesmo se você treinar sete horas por semana - muito mais do que as duas a três horas sugeridas - você não pode reverter os efeitos de estar na posição sentada sete horas por dia. Não jogue fora todo o trabalho duro da academia ficando no sofá pelo resto do dia. Continue andando!
Sim, é mais provável que você tenha diabetes também se ficar na posição sentada o dia todo. E não é só porque você queima menos calorias. Não está claro por que, mas os médicos acham que sentar por longos períodos pode mudar a maneira como o seu corpo reage à insulina, o hormônio que ajuda a queimar açúcar e carboidratos para obter energia.
A trombose venosa profunda (TVP) é um coágulo que se forma na perna, geralmente porque há muito tempo sem movimento. Pode ser grave se o coágulo se soltar e se alojar no pulmão. Você pode notar inchaço e dor, mas algumas pessoas não apresentam sintomas. É por isso que é uma boa ideia interromper os longos períodos sentado.
Assistir muita TV? Navegar na web por horas a fio? Você tem maior probabilidade de estar acima do peso ou com obesidade. Se você se exercitar todos os dias, isso é bom, mas não fará uma grande diferença no peso extra que você ganha como resultado de muito tempo sentado em frente às telas.
Pode ser que você esteja muitas vezes só e envolvido em uma atividade na tela. Se isso atrapalhar seu sono, você pode sentir ainda mais ansiedade. Além disso, muito tempo sozinho pode afastar você de amigos e entes queridos, o que está relacionado à ansiedade social. Os cientistas ainda estão tentando descobrir a causa exata disso ocorrer.
A posição sentada exerce grande pressão sobre os músculos das costas, pescoço e coluna. É ainda pior se você se sentar com desleixo. Procure uma cadeira ergonômica - isso significa que terá a altura certa e apoiará suas costas nos lugares adequados. Mas lembre-se: não importa o quão confortável você fique, suas costas ainda não gostarão de uma sessão longa nesta posição. Levante-se e se mova por um ou dois minutos a cada meia hora para manter a coluna alinhada.
Sente-se por muito tempo e o sangue pode acumular em suas pernas. Isso aumenta a pressão em suas veias. Elas podem inchar, torcer ou ficarem protuberantes - o que os médicos chamam de veias varicosas. Você também pode ver vasinhos e feixes de vasos sanguíneos rompidos nas proximidades. Eles geralmente não são sérios, mas podem doer. O médico pode informar sobre as opções de tratamento, se necessário.
Os adultos mais velhos que não são ativos podem ter maior probabilidade de desenvolver osteoporose (ossos enfraquecidos) e podem se tornar lentamente incapazes de realizar tarefas básicas da vida cotidiana, como tomar banho ou usar o banheiro. Embora o exercício moderado não impeça isso de ocorrer, você não precisa sair e correr uma maratona para manter a mobilidade em seus anos dourados. Só não se plante no sofá por horas seguidas.
É mais provável que você tenha câncer de cólon, endométrio ou de pulmão. Quanto mais você fica na posição sentada, maiores são as chances disso ocorrer. Mulheres mais velhas têm maior chance de câncer de mama - e isso não muda se você for uma pessoa muito ativa. O que importa é o quanto você passa na posição sentada.
Traga mais movimento ao seu dia: levante-se e alongue-se a cada meia hora ou menos. Toque seus dedos dos pés com as mãos. Dê um passeio pelo escritório. Fique em pé em frente à mesa durante parte do dia. Invista em uma mesa que se eleva ou crie a sua própria: coloque o computador em cima de uma caixa, por exemplo. Converse com seu chefe sobre uma esteira de mesa. Todas essas coisas podem ajudar a interromper os efeitos negativos de ficar sentado sem interrupções.
Fonte: WebMD
Veja também