Existem formas de lidar com a compulsão alimentar pré-menstruação, confira algumas
Redação Publicado em 09/09/2021, às 11h00
A TPM (tensão pré-menstrual) pode se manifestar de muitas formas. Algumas, como mau humor e sensibilidade são mais comuns, mas também é possível que durante esse período a pessoa sinta também mais fome.
Algumas pesquisas sugerem que as mudanças nos níveis dos hormônios estrogênio e progesterona sejam as principais causadoras pelo desejo por alimentos ricos em carboidratos e açúcares antes do período menstrual.
Carboidratos e alimentos doces também podem ajudar a aliviar o mau humor e a fadiga que costumam ocorrer antes do início da menstruação.
Os açúcares fazem com que o corpo libere serotonina, uma substância química que aumenta a sensação de felicidade. Além disso, comer regularmente ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, o que pode manter o humor estável.
Contudo, é preciso avaliar o quão grande é esse desejo de comer o tempo todo, pois às vezes pode ser um indício de transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM). Essa forma mais grave de TPM afeta até 5% das mulheres em idade reprodutiva.
Algumas pesquisas também sugerem uma associação entre a compulsão alimentar e problemas menstruais, como ciclos irregulares ou ausentes.
Existem algumas estratégias que podem ajudar a pessoa a passar por essa fase, como:
Contudo, vale lembrar que se nada disso fizer efeito e a vontade de comer continuar sendo enorme, é interessante consultar um médico e entender isso melhor.
Assista também:
Por quanto tempo após a menstruação posso fazer sexo sem engravidar?
Antibiótico para infecção urinária pode atrasar a menstruação?
Dá para engravidar apenas encostando o pênis na vagina?
Menstruação atrasada? Veja 8 possíveis motivos para isso