Redação Publicado em 18/07/2022, às 18h00
O ato de coçar o saco escrotal pode ser considerado uma mania mundial entre os homens, mas será que existe alguma razão para isso? Conheça algumas explicações para esse hábito:
Essa “coceira” na região do saco ocorre porque é um local do corpo humano extremamente vascularizado e inervado, onde existem muitas terminações nervosas que têm a função de controlar a retração e o relaxamento/dilatação do saco escrotal.
Esse é um mecanismo muito importante quando o assunto é a temperatura dos espermatozoides. Afinal, os testículos estão localizados na bolsa escrotal e fora do corpo para manterem a temperatura de dois a três graus abaixo da corporal, considerada a ideal para os espermatozoides.
Por conta dessa dinâmica e da grande concentração de nervos e vasos sanguíneos, a região é considerada uma das mais sensíveis do corpo e, consequentemente, pode coçar com mais facilidade.
A área onde está o saco escrotal é extremamente quente, úmida e sofre muito atrito devido às roupas, às cuecas e às sungas. Assim, o calor e a umidade podem fazer com que o local tenha mais coceira.
Confira:
Por ser uma região fechada, úmida e abafada, ela pode facilitar a proliferação de micro-organismos, como fungos, que podem causar micoses e provocar muita coceira.
Nesse caso, já é uma situação que fugiu do normal e é importante procurar ajuda médica –urologista ou dermatologista.
Outra questão que pode causar desconforto e mais coceira do que o normal é o aparecimento do "chato" – "primo" do piolho –, uma espécie de organismo com predileção por pelos da região pubiana. Assim como na micose, o ideal é buscar ajuda médica.
Veja dicas de como reduzir ou acabar com a coceira extrema na região do saco escrotal:
Não existe nenhum método aprovado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) para aumentar o tamanho do saco escrotal.
Algumas pessoas até vendem técnicas de injetar substâncias nessa parte do corpo prometendo um aumento de volume, mas isso não é eficaz e pode trazer riscos. Em caso de dúvidas, consulte um urologista.
Veja também: