Redação Publicado em 23/03/2021, às 20h36
Sexo casual está em queda tanto para homens quanto para mulheres jovens. Pelo menos é isso que sugere uma pesquisa da Universidade Rutgers (Estados Unidos). O principal motivo para essa mudança, de acordo com o estudo, é uma redução no consumo de álcool entre ambos os gêneros. Jogar videogame e viver com os pais também aparece na lista de justificativas – mas só para o sexo masculino.
O estudo, publicado no periódico Socius, descobriu que entre 2007 e 2017, a proporção de homens de 18 a 23 anos que tiveram sexo casual no mês anterior caiu de 38% para 24%. Para as mulheres, a redução foi de 31% para 22%.
Os pesquisadores analisaram uma série de dados de uma pesquisa nacional que entrevistou cerca de 2.000 jovens adultos de 18 a 23 anos. As perguntas estavam relacionadas a mudanças do status econômico, estilo de vida, uso da tecnologia e comportamento em relação a bebida alcoólica.
De acordo com a pesquisa, o fator mais importante que levou à diminuição do sexo casual, para os homens, é a redução do consumo de álcool, que por si só é responsável por 33% da queda verificada no período. O aumento do tempo gasto com videogames esclarece cerca de 25% da mudança do comportamento sexual desse grupo. Já viver com os pais justifica um pouco mais de 10%.
Segundo os pesquisadores, os dados mostram que os jovens têm adotado costumes considerados “de adulto” mais tarde na vida, já que dependem dos pais por períodos mais longos. Portanto, o declínio do engajamento no sexo casual para essa faixa etária pode ser mais um sinal desse atraso na trasição para a vida adulta.
Para as mulheres jovens, cerca de 25% da mudança é explicada pela redução no consumo de bebidas alcoólicas. E esse foi o único fator que explicou parcela significativa do declínio. De acordo com o estudo, apesar de tanto homens como mulheres serem adeptos dos jogos no computador atualmente, esse hábito apenas afeta a atividade sexual dos jovens do sexo masculino.
De acordo com os pesquisadores, as chances de homens jovens que moram com os pais praticarem sexo casual são de apenas 63% quando comparados aos que vivem de forma independente. A probabilidade daqueles que jogam jogos online diariamente é menos da metade dos que nunca jogaram. E, por fim, as chances de jovens que bebem diariamente fazerem sexo casual são 5,5 vezes maiores que aquelas observadas em quem não bebe.
Para a equipe envolvida na análise, a nova geração de jovens adultos tornou-se mais individualista e menos social na vida real, ao mesmo tempo em que está cada vez mais envolvida com redes sociais e jogos online.
Com isso, as transformações na forma como esse grupo se socializa afetam diretamente a oportunidade de conseguirem sexo casual e, talvez, sirvam como um teste ou ensaio para relacionamentos de longo prazo.
Veja também: