Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h39 - Atualizado às 23h54
Postar sobre bebida alcoólica nas redes sociais pode ser um indicador mais forte de que um jovem tem ou terá problemas com a substância do que o próprio ato de beber, em si. É o que sugere uma pesquisa feita na Universidade do Estado da Carolina do Norte e de Ohio, nos Estados Unidos.
Os pesquisadores conduziram um estudo com 364 estudantes com mais de 18 anos que tinham consumido pelo menos uma bebida no mês anterior à abordagem e que tinham contas ativas em redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram. Todos eles responderam a questões sobre hábitos de consumo e motivação para beber.
A equipe descobriu que aqueles que costumavam postar ou compartilhar fotos de bebida foram mais propensos a apresentar o risco de problemas com álcool do que aqueles que simplesmente afirmaram beber.
Para os pesquisadores, que utilizam o termo “identidade associada ao álcool”, o conteúdo exposto por esses jovens nas redes sociais indicam que a bebida faz parte de quem eles são. Os resultados foram publicados no Journal of Health Communication: International Perspectives.