Segundo pesquisa, posts com caráter narcisista costumam receber mais aprovação, mas não dá para saber se o interesse é verdadeiro
Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h42 - Atualizado às 23h54
Pessoas que sempre publicam posts sobre seu parceiro romântico no Facebook são mais propensas a ter problemas de autoestima. Já quem vive atualizando seu status com detalhes sobre os exercícios que fez ou a dieta que segue tende a ser narcisista.
As conclusões são de um estudo com 555 usuários da rede social, que responderam a pesquisas on-line e tiveram seus traços de personalidade analisados por psicólogos da Universidade de Brunel, na Inglaterra.
O estudo ainda concluiu que pessoas mais conscienciosas tendem a postar mais sobre os filhos.
Não é nenhuma novidade que as pessoas publicam posts para chamar atenção para si mesmas. A recompensa vem em forma de “likes”, que traz uma sensação agradável de inclusão social.
Segundo os pesquisadores, posts com caráter narcisista costumam receber mais aprovação, o que acaba alimentando novas inserções sobre os esforços feitos para melhorar a própria aparência. Mas não dá para saber se esse apoio é fruto do interesse verdadeiro dos amigos, ou apenas uma forma de ser educado.
Os resultados foram publicados no periódico Personality and Individual Differences.