O clitóris é considerado um gatilho importante para o prazer feminino. Localizado na junção dos pequenos lábios da vagina, é uma das regiões mais sensíveis do corpo da mulher por agregar milhares de terminações nervosas. São mais de 8 mil, quase o dobro das existentes na glande do pênis.
Estimular o clitóris pode fazer a mulher se sentir sexualmente excitada e ajudá-la a “chegar lá”. Mesmo que ela não tenha um orgasmo, as sensações de um clitóris estimulado geralmente são boas e prazerosas.
O clitóris tem um único propósito: permitir que a mulher experimente o prazer sexual. Toda a vulva é uma zona erógena e o clitóris é a parte mais sensível da vulva, sendo capaz de produzir as respostas sexuais mais intensas e prazerosas.
Essa estrutura é sensível a todos os tipos de toque. Seja o contato com a língua, com os dedos, com brinquedos sexuais ou com os genitais, o ideal é experimentar as diferentes alternativas para se familiarizar com quais tipos de sensações você se sente melhor.
O clitóris contém uma complexa rede de tecido erétil e nervos que o tornam uma zona erógena extremamente sensível. Essa estrutura é formada por tecido erétil que se enche de sangue e se expande quando estimulado (algo bem semelhante ao do pênis).
Confira:
Ele é formado por três componentes principais:
Quando a mulher está excitada, a crura e as lâmpadas vestibulares podem se expandir tanto que fazem os lábios incharem, podendo cobrir parcial ou completamente a glande.
Dentro do corpo, esse inchaço aumenta a pressão na parede vaginal, o que estimula a lubrificação, aumenta os sentimentos de prazer e acomoda a penetração. Devido a tanta sensibilidade, muitas mulheres podem até sentir dor ao pressionarem demais ou tocarem diretamente na glande do clitóris durante a relação sexual.
Como um todo, o clitóris pode atingir um tamanho de sete centímetros e a glande (parte visível) tem cerca de quatro a sete milímetros. Mas vale lembrar que ele incha e aumenta quando há excitação.
Entretanto, o tamanho do clitóris varia de mulher para mulher. Assim como as pessoas têm altura, cabelo, cor dos olhos e da pele, feições e traços diferentes, os órgãos sexuais também podem apresentar formatos distintos.
Algumas meninas, por exemplo, têm os pequenos lábios um pouco maiores do que os grandes lábios. Algumas têm o clitóris bem pequenininhos, enquanto outras têm um pouco maiores. A mesma coisa com os seios: alguns são grandes e outros são menores.
Isso é absolutamente normal e não deve interferir em nada na vida sexual de uma mulher! O mais importante é que ela conheça bem o seu próprio corpo e se sinta à vontade com ele para, dessa forma, ter contato com o prazer com mais facilidade.
Vale lembrar ainda que o clitóris também tem o seu tamanho alterado um pouco quando a mulher fica excitada. Na prática, ele sofre uma pequena “ereção” – é capaz de inchar ao ser preenchido com sangue, mesmo mecanismo que ocorre com o pênis –, podendo aumentar consideravelmente.
Veja também:
Milena Alvarez
Caiçara e jornalista de saúde há quatro anos. Tem interesse por assuntos relacionados a comportamento, saúde mental, saúde da mulher e maternidade. @milenaralvarez