Estudo também mostra que a perda de um ente querido ou uma doença grave aumentam o risco em 65% para elas
Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h27 - Atualizado às 23h56
De acordo com cardiologistas da Universidade da Califórnia, mulheres com histórico de dificuldades financeiras têm o dobro do risco de sofrer um ataque do coração.
A equipe também analisou o impacto de diferentes eventos estressantes na saúde cardíaca, e descobriu que a morte de um ente querido ou uma doença grave podem elevar o risco em 65% para mulheres de meia-idade ou mais velhas. Isso sem levar em conta outros fatores de risco.
A equipe chegou à conclusão após analisar mais de 26.700 mulheres com idade média de 56 anos, acompanhadas ao longo de nove anos.
Segundo os pesquisadores, o risco cardíaco aumenta porque o estresse psicológico eleva os níveis de cortisol, predispondo a inflamações. Mas eles advertem que ainda é preciso investigar melhor a relação entre gênero, estresse e doenças cardíacas.
O estudo, financiado pelos Institutos Nacionais de Saúde e Envelhecimento, dos EUA, foi publicado no periódico Circulation, Cardiovascular Quality and Outcomes e divulgado no jornal britânico Daily Mail.