Doutor Jairo
Leia » Saúde

Qual é a forma correta de limpar o pênis?

Saiba mais sobre a higienização do pênis - iStock
Saiba mais sobre a higienização do pênis - iStock

Redação Publicado em 22/03/2022, às 11h00

Em 2021, o Brasil registrou 1.791 casos de câncer de pênis, contra 2.197 contabilizados em 2019. A queda pode ser devido à subnotificação e às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, que dificultou o acesso aos serviços de saúde. O perfil dos pacientes em que os casos de câncer de pênis mais ocorrem é justamente o de homens que têm dificuldades de procurar ajuda médica, fator que influencia tanto no surgimento dessa doença, como no prognóstico.

Confira:

E, uma coisa a se destacar sobre esse tipo de câncer, é que uma de suas causas é a má higienização do pênis. José de Ribamar Rodrigues Calixto, supervisor da disciplina de câncer de pênis da Sociedade Brasileira de Urologia, diz à Agência Brasil que o câncer de pênis pode ser evitado com a limpeza do órgão:  “Se houver boa higiene, sem comportamento sexual de risco, evitando vários parceiros ou parceiras para não se contaminar com vírus, usar preservativo e, se tiver fimose, tirar essa pele para que consiga lavar a glande com efetividade, com água e sabão, é praticamente impossível que o câncer se desenvolva”.

Mas como limpar o pênis de forma correta? 

Algumas dicas para manter a boa higienização do pênis são:

  • Secá-lo depois de urinar;
  • Lavar bem durante o banho, puxando o prepúcio (se houver) e expondo a glande. Também é importante fazer uso de sabonetes neutros, que depois devem ser removidos com água;
  • Lavar o pênis após as relações sexuais para remover resíduos de esperma e outras secreções;
  • Trocar a cueca a cada banho – ou quando achar necessário, mas não ultrapassando 24 horas com a mesma peça.

Assista também: