Redação Publicado em 03/08/2021, às 15h30
Quando um casal começa a se beijar de uma forma mais “intensa” em público, tende a capturar a atenção daqueles que estão ao redor. Esse tipo de situação pode gerar uma ampla gama de reações, de curiosidade a reprovação.
Mas qual a principal motivação para que as pessoas se beijem em público? É mais sobre mostrar o afeto pela parceria ou se “exibir”? De acordo com um novo estudo publicado pelo Journal of Sex Research, a última opção é a mais provável.
Para a pesquisa, a equipe envolvida entrevistou 349 estudantes universitários sobre suas experiências com o ato de beijar em público. Os participantes foram questionados se já tinham feito isso antes, como foi, o que os levou a ter esse comportamento e qual foi a reação de quem estava ao redor.
Os achados mostraram que aproximadamente um terço da amostra – tanto homens como mulheres – já havia experienciado essa situação antes. Entretanto, as mulheres pareceram quatro vezes mais propensas do que os homens a dizer que realizaram beijos em público com uma parceira do mesmo sexo (8% contra 2%, respectivamente).
Curiosamente, embora todos os homens que relataram ter essa experiência com uma pessoa do mesmo sexo fossem gays, quase todas as mulheres que a fizeram eram heterossexuais"
Em termos de motivação para o beijo em público, a mais comum para os rapazes era se “exibir”, ou seja, queriam aumentar sua imagem ou posição social. Em uma escala menor, alguns participantes do sexo masculino relataram fazê-lo para demonstrar seu status de relacionamento, mostrar para os outros que sua parceria está comprometida, para iniciar uma nova relação ou apenas por diversão.
Confira:
Para as mulheres heterossexuais, o principal motivador era despertar o ciúme (muitas vezes por parte de um ex-parceiro) e, às vezes, isso estava ligado a motivos de vingança ou ao desejo de ter o outro de volta.
Embora algumas mulheres tenham revelado que beijaram em público para demonstrar seu status de relacionamento ou melhorar sua imagem, isso era menos comum quando comparadas aos homens.
Em contrapartida, quando as mulheres beijaram publicamente uma pessoa do mesmo sexo, suas razões eram diferentes e a motivação mais comum foi a diversão. Entre os principais objetivos estava mudar a sua imagem (ser vista como alguém mais ousada) e excitar um parceiro do sexo masculino, como um namorado.
A pesquisa revelou que os homens experienciaram reações mais positivas do que negativas. Ou seja, eles tendem a conseguir o que procuravam com mais facilidade. Foram poucos os participantes que se arrependeram e os arrependidos disseram que foi estranho, foram ridicularizados ou feriram os sentimentos de outra pessoa.
Porém, o mesmo não foi observado entre as mulheres. Nesse caso, as reações relatadas foram mais negativas do que positivas e elas eram menos propensas do que os homens a obter o que queriam. A reação negativa mais comum entre as mulheres foi o julgamento pelo comportamento “vulgar”.
Assim, um duplo padrão ficou evidente: enquanto os homens eram mais propensos a serem elogiados por beijarem em público, as mulheres eram julgadas e se sentiam envergonhadas por terem o mesmo comportamento."
Vale lembrar que os achados são limitados devido à pequena amostra. Porém, segundo os pesquisadores, as descobertas sugerem que, pelo menos entre os jovens adultos, o beijo em público não é, geralmente, feito para demonstrar afeto. Na verdade, na maioria das vezes, esse comportamento é projetado para enviar alguma mensagem ou gerenciar impressões.
Veja também: