As paixões mais breves podem desaparecer dentro de algumas semanas
Cármen Guaresemin Publicado em 25/07/2023, às 18h00
Esta é uma pergunta que até os cientistas estão tentando responder: quanto tempo leva para superar uma paixão? Ao que parece, as paixões mais breves podem desaparecer dentro de algumas semanas. Já as sérias geralmente se limitam aos estágios iniciais de um novo relacionamento, ou dois anos, se nenhuma relação se desenvolver neste período.
Se uma paixão durar mais de dois anos, é tecnicamente classificada como limerência. A limerência é definida como um estado involuntário e agudo de saudade acompanhado de sentimentos obsessivos, intensa idealização e dependência do objeto de sua afeição.
“Deixar de gostar de alguém é um processo que leva tempo e é preciso ter paciência. Geralmente, quando o relacionamento termina, a pessoa passa por cinco fases até superá-lo”, afirma a neuropsicóloga Andrea Lorena da Costa Stravogiannis. Abaixo, ela explica cada um deles:
-Negação: a pessoa não aceita que o amor chegou ao fim. Ela se questiona sobre os motivos, revisita situações passadas e faz suposições.
-Raiva & sedução: com o desejo de recuperar o amor, a pessoa adota comportamentos para provocar ciúme no ex-parceiro. Um exemplo é a realização de encontros casuais.
-Fase depressiva: marcada por pensamentos e sentimentos derrotistas. Questões como “nunca mais encontrarei alguém” ou “eu não nasci para relacionamentos” são constantes nessa etapa.
-Aceitação: passada a fase de rastejar atrás do ser amado, vem a da aceitação, na qual o indivíduo consegue perceber racionalmente que o relacionamento não tem mais volta, passa a se valorizar mais e se abrir para novas possibilidades.
-“Move on”: nesta última fase, já não há mais pensamentos no ex e a pessoa consegue, finalmente, seguir em frente. Começa a buscar o autoconhecimento e a retomar a autoconfiança.
Você provavelmente não vai superar uma paixão persistente da noite para o dia, mas existem etapas que pode seguir para controlar seu desejo e acelerar o processo de recuperação.
Tenha alguma perspectiva: em vez de sonhar acordado toda vez que sua paixão entrar na sala, por exemplo, concentre-se nas coisas que você não gosta nela (da maneira mais agradável possível, é claro). Dar uma olhada objetiva no objeto de seu desejo pode ajudá-lo a ver através da névoa de ponta-cabeça.
Distraia-se: se você estiver pensando na pessoa, distraia-se com uma atividade divertida. Isso não fará com que sua paixão desapareça, mas pode fazer você se sentir melhor. Comunique-se com seus amigos. Em situações em que confessar sua paixão não é uma opção, discutir seus sentimentos com um amigo pode ser um ótimo substituto.
Conversar com pessoas que passaram por problemas semelhantes: isso pode reduzir seu estresse, então escolha um amigo que superou recentemente uma paixão. Seja gentil consigo mesmo. Lembre-se de que as paixões vêm e vão, e muitas não se transformam em nada mais.
Dê a si mesmo tempo para processar seus sentimentos: enquanto se concentra em si, em seus hobbies e nas coisas que lhe trazem alegria. Com toda a probabilidade, você vai superar sua paixão dentro de alguns meses - e com o caminho livre para a próxima antes que você perceba.
Fontes: WebMd / Andrea Lorena da Costa Stravogiannis é psicóloga e neuropsicóloga; Doutora e Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP.
Veja também:
Dicas para superar uma paixão indesejada ou não correspondida
"Será que estou apaixonado?" 15 sinais de que sim, você está
Paixão, exercício e relacionamento são bênçãos para o cérebro
Como lidar com uma paixão obsessiva que não é correspondida?