Aposte em cuidados para prevenir o problema, que só pode ser corrigido com o tempo
Dr. Jaqueline Zmijevski Publicado em 25/10/2022, às 10h00
Diversos fatores podem levar à quebra dos cabelos, incluindo processos físicos, químicos e mecânicos. Normalmente, a quebra capilar está associada a fios embaraçados, falta de brilho, aspereza ao toque, porosidade, nós no cabelo (triconodose), pontas duplas (tricoptilose), pontos brancos no meio dos cabelos (tricorrexis nodosa) e bolhas nos fios (bubble hair). Essas alterações resultam em fios que se soltam em grande quantidade cada vez que mexemos nos cabelos.
Isso ocorre por um enfraquecimento e/ou ruptura da fibra capilar devido a fatores internos, como falta de alguns nutrientes na hora da formação dos fios, e, principalmente, fatores externos, incluindo colorações, alisamentos, progressivas, descolorações, uso de fontes de calor como secador, chapinha ou babyliss, e tração e fricção excessiva na hora de pentear, prender ou secar os cabelos. Esses fatores causam alterações estruturais nos fios, como diminuição de massa capilar, porosidade, frizz, ressecamento e, por fim, ruptura.
Para evitar todos esses danos, cuidados frequentes e hábitos capilares saudáveis devem ser adotados por qualquer pessoa, mas especialmente para aquelas que realizam processos químicos e mecânicos constantemente nos cabelos. Algumas dicas para prevenir a quebra capilar incluem:
No caso de descolorações, sempre realize um teste de mechas previamente. Já se você realiza colorações capilares com frequência, é recomendado o uso de tratamentos e produtos criados especificamente para proteger os fios durante esse processo. Muitos salões oferecem tratamentos que ajudam a reconstruir o cabelo durante a coloração ou descoloração.
No caso do secador, utilize o equipamento em baixa temperatura e mantenha-o distantes dos fios. Além disso, sempre utilize um protetor térmico.
Evite friccionar demais a toalha na cabeça, pois o fio é muito delicado e o peso da toalha, aliado a movimentos bruscos, pode parti-lo. Além disso, nunca enrole a toalha de banho nos cabelos. O ideal é apertar o tecido suavemente contra as madeixas para secá-las. E secar os cabelos após o banho é de grande importância para evitar a quebra. Nunca prenda ou durma com os cabelos ainda molhados.
Utilize escovas e pentes adequados para o seu fio e procure desembaraçar as madeixas ainda no banho, com auxílio dos dedos e cremes. Na hora de prender, evite usar elásticos muito apertados. No lugar, dê preferência aos prendedores de tecido.
Por fim, caso ocorra a quebra capilar, suspenda todos os processos químicos por um tempo e busque orientação de um especialista. O fio de cabelo é uma estrutura morta que não se regenera. Portanto, uma vez que houve quebra, somente o tempo será capaz de recuperar o comprimento desse fio, que precisará crescer novamente. Todos os tratamentos são voltados apenas para minimizar os danos. Por isso, o melhor caminho é investir na prevenção.
Redobre os cuidados com os cabelos nas estações mais quentes do ano
Cabelos secos e ressecados são coisas diferentes: saiba como tratar
Cabelos oleosos: saiba como cuidar dos fios e do couro cabeludo
Entenda os principais problemas que afetam o couro cabeludo