Leitor conta que quando era mais novo, um de seus testículos subiu e ele precisou fazer cirurgia
Redação Publicado em 10/06/2021, às 10h30
Quando eu era criança, um testículo subiu e precisei fazer cirurgia. Ainda posso ter filhos?
Possivelmente, sim. Muitas crianças e adolescentes têm retração de testículos e algumas vezes cirurgias são feitas para evitar essa subida. E, mesmo que eventualmente tivesse acontecido alguma coisa com esse testículo, o outro ainda seria suficiente para ter filhos.
Muitos garotos se assustam ao notar um testículo mais baixo do que o outro. No entanto, isso é normal. Geralmente, o esquerdo fica mais baixo do que o direito.
Confira:
Para entender melhor, vamos à anatomia: os dois são sustentados por cordões formados por vasos sanguíneos, nervos e músculos. O que acontece é que o cordão do lado esquerdo é mais baixo do que o direito pela forma com que os vasos sanguíneos dessa região se ligam aos vasos maiores do corpo.
Vale ressaltar que o saco escrotal, onde ficam localizados os testículos, tem uma série de músculos que podem aproximar ou afastá-los do corpo, para fazer um controle de temperatura. Apenas é possível perceber uma leve diferença de altura quando os músculos estão relaxados.
Os garotos devem ficar preocupados caso os testículos comecem a crescer de uma hora para outra ou se houver dor e desconforto. Isso pode indicar uma torção testicular, infecção ou até tumor. Nesses casos, o mais indicado é procurar um médico, de preferência um urologista, para avaliação.
Veja também:
Torção testicular: saiba o que causa e por que é preciso agir logo
É verdade que usar cueca apertada pode prejudicar a fertilidade?
Desconforto no testículo é normal?
Veja cinco fatos sobre dores nos testículos